Como usar suco de tomate para neutralizar o cheiro do gambá

Escrito por josh baum | Traduzido por carolina pires
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como usar suco de tomate para neutralizar o cheiro do gambá
O principal mecanismo de defesa do gambá é um líquido com odor muito forte (Photo by Torli Roberts)

Outras pessoas estão lendo

O que é o líquido dos gambás?

O líquido dos gambás é um termo comum para o composto químico sulfúrico produzido nas glândulas anais destes animais. O líquido expelido por eles tem um odor avassalador e ofensivo capaz de deter e dar enjoo a quase qualquer predador vivo, incluindo humanos, ursos e raposas. Esse é o principal mecanismo de defesa do gambá, e pode ser usado para espantar predadores a uma distância de até 4 metros. Se os químicos sulfúricos atingirem os olhos do predador, podem causar cegueira temporária. O odor forte é conhecido por ser muito difícil de se neutralizar.

A clássica solução do suco de tomate

A origem do uso do suco de tomate como solução para o cheiro de gambá é dificilmente definível, mas hoje é tida como quase um mito das donas de casa. Ainda assim, pode funcionar até um certo ponto, mas apenas mascara o odor e distrai os sentidos olfativos, ao invés de realmente neutralizar o cheiro do gambá. O suco de tomate funciona devido a um fenômeno chamado fadiga olfativa. Esse fenômeno ocorre quando uma pessoa ou animal inala um odor muito forte por um período de tempo prolongado; depois desse tempo, não conseguirá mais distinguir o odor forte, uma vez que se acostumaram a ele. Odores de gambás são excepcionalmente fortes, então, qualquer pessoa exposta a eles por um tempo prolongado certamente experimentará a fadiga olfativa. Quando isso ocorre, o reconhecimento dos cheiros de químicos sulfúricos diminui, o que ajuda a tornar outros cheiros distintos mais fortes. O suco de tomate possui um cheiro distinto e duradouro que muitos acham agradável, então, tomar um banho com esse suco pode distrair o olfato com sucesso até que se possa cheirar apenas o tomate. É claro que para as pessoas que não passaram pela fadiga olfativa devido ao cheiro de gambá as áreas cheirarão como uma mistura de suco de tomate e líquido sulfúrico. Isso ocorre porque os ácidos no suco de tomate não neutralizam o odor do enxofre.

Um removedor mais eficiente

Para remover o cheiro de gambá com eficiência, deve-se utilizar agentes que neutralizarão as partículas de enxofre a nível químico. Um dos ingredientes mais poderosos com essa capacidade é usado no mundo todo para tirar odores de geladeiras, roupas e até dentes. O bicarbonato de sódio, quando misturado com peróxido de hidrogênio diluído e detergente, é uma forma segura e suave de remover o cheiro de gambá para humanos, animais e até tecidos coloridos. A combinação de 3% de peróxido de hidrogênio, 1/4 de xícara de bicarbonato e duas colheres de sopa de detergente é recomendada, embora deva ser feita em um recipiente grande, pois os ingredientes formarão uma espuma quando misturados. A mistura deve ser mexida com firmeza e usada com escovas ou esponjas para esfregar as áreas expostas ao líquido do gambá enquanto ainda estiver espumosa.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível