Mais
×

Como fazer um sulco em um pedaço de madeira

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Os sulcos ou ranhuras na madeira são úteis na elaboração de juntas e para outros fins estruturais. Criar um sulco pode parecer uma tarefa difícil, mas, com uma serra de mesa e um conjunto de serras circulares, o processo pode ser fácil e gratificante. Uma vez que a largura da serra é estabelecida e as lâminas estão no lugar, elas farão a maior parte do trabalho.

Instruções

A serra de mesa e as serras circulares fazem o trabalho das ranhuras na madeira rapidamente (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)
  1. Levante a serra de mesa o mais alto possível e retire a chapa de pescoço em torno da lâmina com uma chave de fenda, girando os parafusos no sentido anti-horário para removê-los. Encaixe um bloco de madeira atrás da lâmina e use uma chave para ligar a porca no centro da lâmina no sentido contrário para removê-la.

  2. Levante a serra de mesa. Abra sua caixa de conjunto de lâminas circulares e consulte a tabela, normalmente colada no interior da tampa da caixa, para calcular quantas lâminas você terá que usar e a largura desejada de cada uma. Isto pode variar de conjunto para conjunto. Consultar tabela do fabricante é importante para obter melhores resultados, mas você também pode usar uma fita métrica para medir a espessura da lâmina.

  3. Empilhe as lâminas conforme necessário, colocando uma lâmina raspadora tanto no interior quanto no exterior da pilha. A lâmina raspadora é a que possui os dentes mais grossos. Coloque toda a pilha de lâminas no eixo do mandril e aperte a porca, girando-a no sentido horário. Aperte a porca com a chave para prender a lâmina no lugar.

  4. Defina a profundidade desejada de ranhura — esta também será a profundidade da lâmina — e substitua a chapa de pescoço. Posicione-a na distância correta da lâmina para fazer a ranhura no lugar desejado. Prenda-a no lugar.

  5. Comece a serrar e permita que a lâmina gire a toda velocidade. Encaixe a madeira sobre a lâmina, com sua borda firmemente contra a serra e a frente pressionada na mesa. Use um bastão de empurrar para manter seus dedos longe da lâmina. Pare a serra e espere que a lâmina pare de girar. Inspecione e execute novamente se o seu sulco não estiver bom o suficiente.

O que você precisa

  • Serra de mesa
  • Chave inglesa
  • Lâminas para serra de mesa (serras circulares)
  • Bastão de empurrar
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article