×
Loading ...

Como usar sulfato de alumínio para limpar piscinas

Atualizado em 17 abril, 2017

O sulfato de alumínio, também chamado de alúmen, é utilizado em filtros de areia de piscina para manter a água limpa e clara. Você também pode espalhar o produto sobre a superfície da água. Ele atrai as partículas de sujeira e coagula-as para que você possa limpar a piscina com facilidade. A substância vem em forma de pó e é encontrada em qualquer loja que venda material para piscinas. Você pode combinar o pó com água para fazer uma pasta, mas o método mais rápido e fácil é adicioná-lo diretamente no filtro ou na superfície da piscina.

Instruções

O sulfato de alumínio ajuda a clarificar a água suja da piscina (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

    Coloque o alúmen no filtro da piscina

  1. Teste o nível de pH da piscina com um kit encontrado em lojas especializadas. Mergulhe o papel de tornassol na água e leia os resultados de acordo com as instruções da embalagem.

    Loading...
  2. Aplique o elevador ou redutor de pH para que a água atinja um nível de pH entre 7.0 e 7.2. Esses produtos são facilmente encontrados em lojas especializadas.

  3. Ligue o sistema de circulação de água da piscina.

  4. Adicione 450 gr de sulfato de alumínio para cada metro quadrado de água filtrada através da espumadeira. Verifique as especificações do fabricante para encontrar a quantidade exata de produto a ser utilizada por metro quadrado.

  5. Aspire qualquer sedimento, floco ou sujeira que o filtro não conseguiu limpar.

  6. Reajuste o nível de pH da piscina até o seu normal.

    Espalhe o produto na superfície

  1. Ajuste o nível de pH da piscina entre 7.0 e 7.2 utilizando um kit de teste de pH Esses produtos são facilmente encontrados em lojas especializadas.

  2. Ligue o sistema de circulação de água da piscina.

  3. Use em torno de 1,8 kg a 3,6 kg de alúmen para cada 38.000 litros de água. Só use uma quantidade maior se a água da sua piscina estiver extremamente suja.

  4. Desligue o sistema de circulação, depois de quatro horas ou quando o medidor de pressão no filtro atingir o limite definido pelo fabricante.

  5. Espere entre seis e 12 horas até que os sedimentos sejam depositados no fundo da piscina.

  6. Aspire o sedimento da piscina tomando cuidado para não agitar a água mais que o necessário. O movimento excessivo irá espalhar novamente as partículas, tornando-as mais difícil de aspirar.

  7. Substitua a água que você removeu durante a aspiração até de atingir o volume adequado para a piscina.

  8. Ajuste novamente o pH ao seu nível normal.

Loading...

O que você precisa

  • Kit de teste de pH
  • Elevador de pH
  • Redutor de pH
  • Aspirador de piscina

Referências

Loading ...
Loading ...