Como fazer um sumário executivo

Escrito por tim brugger | Traduzido por fabiana silva
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Como fazer um sumário executivo
Os sumários executivos podem gerar o plano do negócio (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

O sumário executivo é muito provavelmente a parte mais importante de um plano de negócios bem sucedido. Enquanto que os outros prováveis revisores do plano talvez possam voltar sua atenção para as outras áreas importantes do documento, o sumário executivo quase que certamente será examinado por mais pessoas. Embora sirva como um índice para seu plano de negócio ao resumir os principais pontos, ele deve ser visto como uma oportunidade estimulante para introduzir pessoas na empresa. A ênfase colocada nessa importante área do plano faz valer a pena o tempo extra gasto para garantir que o sumário executivo seja bem elaborado.

Nível de dificuldade:
Moderadamente desafiante

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Instruções

  1. 1

    Em virtude da forma como é usado e desenvolvido, é melhor começar o sumário executivo após a conclusão do restante do plano de negócio. Como ele serve para resumir o saldo do documento, ao concluir o resumo após a elaboração deste documento, o trabalho de supor quais informações são incluídas e quais foram omitidas estará realizado.

  2. 2

    Inicie o resumo executivo com uma breve declaração de benefício sobre o produto ou o serviço que a empresa fornece. Essa nota introdutória não se destina a apresentar totalmente ao leitor os atributos específicos do produto ou do serviço, mas oferece uma breve explicação do valor que ela traz para o mercado em geral e, particularmente, para o usuário final.

  3. 3

    Compartilhe com os leitores do sumário executivo dados mais abrangentes relativos ao negócio. Por exemplo, os mercados atendidos pelos produtos ou serviços da empresa, os mercados-alvo e as oportunidades, bem como as informações de mercado da concorrência. Essas áreas serão discutidas mais detalhadamente no plano do negócio, mas esta é uma oportunidade de compartilhar (relativamente) de modo sucinto os dados importantes, que fazem dela uma empresa original. Este é outro exemplo que justifica desenvolver o sumário executivo após a conclusão dos demais documentos.

  4. 4

    Apresente os principais membros da equipe de gerenciamento no sumário executivo. Tal como em todas as áreas dele, tente ser específico. Na parte do sumário do plano, é mais apropriado incluir uma introdução menos detalhada para os executivos seniores. Acrescentar os anos de experiência específicos para a indústria e as principais realizações, se houver alguma, talvez seja suficiente para essa parte do documento.

  5. 5

    Solicite as informações que apontam o que a empresa precisa para atingir os objetivos descritos no documento do plano, juntamente com o que um investidor ou colaborador pode ver de retorno. Se o sumário executivo estiver sendo enviado (juntamente com um plano de negócio) para os potenciais investidores, certifique-se de que eles vejam o que está sendo solicitado. O saldo do documento explicará por que eles devem apoiar os seus esforços e este documento simplesmente informa como esse apoio deve ser fornecido. Com essa parte do resumo, certifique-se de compartilhar os retornos projetados (realistas) e os prazos. O documento incluirá as informações de suporte e o sumário executivo deve abordar diretamente os retornos esperados.

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