Por que meu suor tem cheiro doce?

Escrito por michelle rosa raybeck | Traduzido por lucas de barros
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Por que meu suor tem cheiro doce?
Um odor corpóreo doce ou frutal pode ser um sinal de doença (fruit image by Leonie Pratt from Fotolia.com)

O corpo humano emite uma surpreendente variedade de odores, com os quais as pessoas gastam uma grande quantidade de dinheiro e esforço tentando mascarar ou neutralizar. Um corpo estranho ou uma transpiração com odor diferente do típico com o qual a maioria de nós está familiarizada, pode indicar um problema de saúde. Se você perceber que o seu suor começou a ter um cheiro doce, você deve informar o seu médico.

Outras pessoas estão lendo

Odores e a medicina

No passado, os médicos seguiam seus narizes para encontrar a fonte de muitas doenças. Odores corporais incomuns podem variar de peixe para ovos podres, xarope de bordo ou maçãs. Hoje, os médicos ainda reconhecem que algumas doenças, como infecções fúngicas, carregam odores distintos. Por exemplo, um raro distúrbio metabólico chamado de "doença da urina do xarope de bordo" pode causar um odor corporal doce. A causa mais comum para o odor corporal doce é a cetoacidose, uma complicação da diabetes tipo I.

Cetoacidose

Com a diabetes tipo I inadequadamente controlada ou não diagnosticada, o corpo tem dificuldade em produzir insulina suficiente para quebrar os açúcares que produzem energia. Em vez disso, o corpo queima gorduras. Isto leva a uma acumulação de ácidos chamados cetonas, no sangue e na urina. As cetonas podem causar um odor frutal característico em seu corpo e em sua transpiração. Ele pode ser o primeiro sintoma que conduza você ao médico. Se não for tratada, a cetoacidose pode levar ao coma diabético e até a morte.

Sintomas da cetoacidose

Além do odor corpóreo frutal, sintomas da cetoacidose incluem sede persistente, perda de apetite, problemas respiratórios, dores de cabeça, fadiga, letargia ou perda de consciência, rubor facial, pele e boca seca, náuseas e vômitos, dor ou rigidez muscular, e, se ela persiste, você pode entrar em coma diabético e até mesmo morrer. O odor corpóreo frutal deve ser a sua primeira pista para ir ver um médico.

Testes e diagnóstico

Se o seu médico suspeitar de cetoacidose ou diabetes, ele pode testar o seu nível de açúcar no sangue e, se estiver alto, ele pode executar testes de cetona, que utilizam uma amostra de urina. Outros testes para cetoacidose medem a pressão arterial, a amilase, gás, glicose ou potássio no sangue arterial.

Tratamento da cetoacidose

Se você ainda não estiver recebendo insulina, o seu médico deve prescrevê-la, caso você já esteja recebendo, o seu médico pode ajustar a sua dose. Se a sua cetoacidose progredir demais, você pode ser hospitalizado e colocado em terapia de reposição de líquidos e eletrólitos, bem como de insulina. Se o diabetes não é a causa de sua cetoacidose, você passará por mais exames para identificar a causa, como infecção, reação à medicação ou outra doença subjacente.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível