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Como superar barreiras de comunicação no trabalho

Atualizado em 17 abril, 2017

De acordo com a Universidade do Estado de Ohio (Ohio State University), saber as barreiras comuns da comunicação é o primeiro passo para ultrapassá-las. Pequisas realizadas mostram que mensagens não claras são as principais barreiras na comunicação. Porém, cada organização pode ter uma variedade de barreiras que reduzem a produtividade e alegria do local de trabalho. O site do Guia de Estudos de Gerência (do inglês, The Management Study Guide) diz que para diminuir essas barreiras de comunicação, gerentes devem estar dispostos a confrontarem os problemas e a guiarem funcionários sobre como lidar com esses problemas, a fim de assegurar que a comunicação se mova efetivamente.

Instruções

Discussões abertas sobre as barreiras comunicativas podem ajudar a quebrá-las. (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)
  1. Reúna os funcionários e discuta abertamente sobre as barreiras que apareceram. Todas as partes envolvidas devem entender que o objetivo é resolver os problemas de comunicação para melhorar o ambiente de trabalho.

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  2. Explore as razões porque as barreiras comunicativas foram construídas.

  3. Determine soluções possíveis para remover as barreiras comunicativas. Foque naquilo que se quer, e não naquilo que não se quer. Isso mantém uma conversa positiva.

  4. Concorde com soluções que pareçam funcionais, aquela com a qual todos no ambiente se sintam confortáveis. Se uma ou duas pessoas não se sentirem confortáveis com a solução escolhida, elas devem discutir suas preocupações com a gerência em particular.

  5. Avalie o progresso feito depois de um tempo considerável. Se as barreiras de comunicação persistirem, faça outra reunião para discutir o que deu errado e como seguir em frente.

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Referências

Recursos

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