Como superar o medo de comer em público

Escrito por kathryn shimer | Traduzido por ana carolina fernandes
Como superar o medo de comer em público
A hipnose pode ajudá-lo a superar seu medo (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

O medo de comer fora é um problema comum geralmente causado pela fobia social, assim como o medo de falar em público ou de sair de casa. De acordo com especialistas, o medo de comer fora geralmente está relacionado a pensamentos irracionais de que as pessoas estão sempre as observando e julgando, mesmo quando se sabe que tais pensamentos não tem fundamento. A superação do medo de comer fora não acontecerá de um dia para o outro, e provavelmente é algo que demandará investimentos em autoajuda, sessões de terapia, hipnose ou uma combinação de todos esses. Como enfrentar o problema vai depender de você e seu orçamento, mas quando esse medo está diminuindo sua qualidade de vida, o melhor é agir o mais rápido possível.

Instruções

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    Pense sobre a origem de seu medo de comer fora. Analise se em sua infância você era repreendido em restaurantes, nunca teve a oportunidade de jantar fora devido a problemas financeiros ou se existe alguma outra razão causadora do nervosismo ao comer em público. Se você conseguir determinar a origem de sua fobia, será mais fácil superá-la.

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    Exponha-se a refeições em público o máximo que puder. Convide um amigo próximo para acompanhá-lo e conversar com você durante um lanche ou refeição, o que também servirá para distraí-lo de seus pensamentos. Comece devagar. Peça um refrigerante em um restaurante fast-food e então tente comer algumas batatas fritas. Escolha alimentos fáceis de comer, e, quando se sentir confortável comendo algumas batatinhas, tente comer parte de um sanduíche. A única maneira de se superar verdadeiramente seu medo é enfrentá-lo e perceber que ele não é uma coisa tão grave. Além de tentar comer fora com mais frequência, você deve ler livros de autoajuda sobre ansiedade e fobias, o que pode dar a você as ferramentas para lidar com o pânico. Um método de expurgar o nervosismo é a rotina de exercícios físicos vigorosos. Outra forma de eliminar a ansiedade é através da meditação diária. Para aliviar o medo, é preciso encontrar técnicas específicas que sejam adequadas a você.

  3. 3

    Consulte um terapeuta ou psiquiatra caso não consiga superar sozinho o medo de comer fora. Ele provavelmente irá receitar uma terapia cognitivo-comportamental, que ajuda a pensar mais racionalmente e parar de evitar situações causadoras de ansiedade como comer fora. Durante esse tipo de terapia, o médico pedirá para que você imagine uma situação de medo e conduzi-lo até um ambiente seguro, como o consultório dele. Em seguida você terá que enfrentar o desafio real de comer fora. Quanto mais agressivo você for ao encarar seu medo, mais chances você terá de superá-lo. Um psiquiatra pode também prescrever ansiolíticos como benzodiazepinas de efeito rápido, que podem acalmá-lo durante refeições fora de casa. Com o tempo, você poderá cortar a medicação para que você possa eventualmente ser capaz de comer em público sem ter que tomar remédios antes.

  4. 4

    Consulte um hipnoterapeuta caso prefira uma terapia não-tradicional. Esse profissional tentará evocar a memória que tenha causado sua fobia e dessensibilizá-lo a respeito dela. Segundo especialistas, os pacientes podem estar livres da fobia dentro de três a quatro sessões, embora esse número possa ser maior ou menor dependendo da pessoa, da fobia e do quão profunda ela está enraizada.

O que você precisa?

  • Livros de auto-ajuda
  • Terapeuta ou psicanalista
  • Hipnoterapeuta

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