on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como superar o nervosismo antes de um concerto de piano

Atualizado em 17 abril, 2017

O medo do palco é comum entre músicos e atores. Isto pode ser intensificado para um pianista que, como um solista, geralmente deve pisar no palco sozinho. Essa pressão, por vezes, pode ajudar a produzir uma performance de piano excelente, já que estar muito relaxado pode levar à complacência. No entanto, muita ansiedade pode estragar uma performance. Tocar piano na frente de uma plateia ao vivo em um show é particularmente estressante, principalmente se o número for solo. Respirar corretamente, técnicas de relaxamento e visualização podem ajudar a acalmar os nervos. Conhecer as peças para piano completamente também ajudará a tranquilizar o pianista.

Instruções

Toque o piano do concerto e ajuste o assento antes de uma performance (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)
  1. Pratique a música repetidamente até que você possa executá-la com o melhor de sua capacidade. Se estiver preocupado com certos trechos, foque nestes na preparação para o concerto.

    Loading...
  2. Grave suas sessões de prática e ouça-as de forma crítica para melhorar o sua execução. Toque peças na frente de diferentes grupos de pessoas para se acostumar a se apresentar na frente de uma plateia ao vivo.

  3. Sente-se ao piano no concerto antes que o público chegue e toque um pouco para se familiarizar com aquele instrumento em particular, com o assento e com o layout do palco. Dessa forma, não haverá surpresas, o que pode ajudar a reduzir a ansiedade de pisar no palco.

  4. Encontre um canto calmo antes da performance começar para acalmar os nervos. Encontre técnicas de respiração e meditação para ajudar a acalmá-lo. Alternativamente, fazer algum exercício, como saltos rápidos e alongamentos, para se aquecer, acelera o ritmo cardíaco e reduz a ansiedade.

  5. Evite outros artistas que estiverem exibindo nervosismo evidente, pois isso pode afetá-lo. Junte-se aos músicos descontraídos e confiantes. Para alguns pianistas, conhecer os outros artistas pode ajudar a relaxar sobre a apresentação.

  6. Conte até dez pouco antes de entrar no palco e respire regular e profundamente. Feche os olhos para bloquear tudo ao seu redor.

  7. Concentre-se na excitação de tocar o piano do evento ao vivo. Diga a si mesmo que será uma grande apresentação. Sorria enquanto estiver entrando no palco.

Loading...

Dicas

  • Experimente o banquinho do piano ou assento antes de sentar-se para a sua performance ao vivo para ter certeza de que a altura está correta. Tenha uma boa noite de sono antes do concerto. Beba um pouco de água antes de ir para o palco.
  • Procure ajuda profissional se os seus nervos saírem do controle.

Aviso

  • Não se compare com outros pianistas enquanto estiver tocando, pois isso pode fazer você se sentir mais ansioso.
  • Tente não praticar continuamente no dia da apresentação. Desfrute de algumas horas de folga longe do piano, fazendo algo completamente diferente.

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...