Como superar o fim de um relacionamento

Escrito por ehow contributor | Traduzido por laila teixeira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como superar o fim de um relacionamento
Assim como as pedras, corações também podem ser partidos (Photo Curtesy of WebShots User, http://community.webshots.com/user/terisuz)

Você já tinha visto términos de relacionamentos em filmes e escutado seus amigos lamentando sua chegada em longas conversas permeadas por lágrimas e soluços. Apesar de saber da existência do fim, você não imaginava que ele fosse chegar ao seu relacionamento. Seu namoro era diferente, exultante, mágico. Ele vivia dizendo o quanto você era linda. Ela não se cansava de seus beijos. Vocês conversavam, mandavam mensagens um para o outro, faziam planos para o futuro, trocavam carinhos até o amanhecer. Até que um dia, O Fim bateu à sua porta. Você ficou em choque. De repente, começou a gostar de sertanejo e a ler Shakespeare com avidez. Sentiu vontade de fazer como a Lady of Shallot, da balada vitoriana, e deixar seu corpo morto flutuar rio abaixo sobre um barco de madeira. A má notícia é que você está sofrendo. A boa notícia é que O Fim só destruirá sua alma se você deixar.

Nível de dificuldade:
Desafiante

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Coragem
  • Esperança
  • Determinação

Lista completaMinimizar

Instruções

    Como superar o fim de um relacionamento

  1. 1

    Culpe o destino. Ou a chuva, como na música do Milli Vanilli. Não se repreenda nem fique se perguntando o que fez de errado. Você não fez nada de errado. Nada! O que você está vivendo é um ciclo natural e inevitável. Citando o OutKast, outra dupla de hip-hop, "Se nada dura para sempre, por que o amor seria a exceção?". Afetos mudam, relacionamentos acabam, o que é frio fica quente, folhas caem, pessoas morrem. Você não pode se culpar por algo que está fora do seu controle.

  2. 2

    Não banque o detetive. Relacionamentos geralmente acabam por muitos e complicados motivos. É impossível decompor todos os aspectos de uma relação e encontrar uma única causa para O Fim. O melhor é aceitar que acabou sem tentar decifrar o motivo. Perguntar-se "Por que?" é ficar se torturando.

  3. 3

    Deixe seu amor partir. Lembre-se da máxima: "Se você ama alguém, deixe-o livre". Tentar convencer seu ex a ficar quando não é isso o que ele quer, é perda de tempo e só vai fazer com que você demore a superar o episódio. Não implore. Não negocie. Não mande milhões de e-mails. Não apareça de surpresa em seu trabalho, nem telefone para os amigos dele. Quando você sentir vontade de falar tudo o que sente para seu ex, pare, sente, e repita para si mesma: "Estou deixando você partir porque te amo e porque me amo ainda mais. Eu mereço um amor correspondido", até que a vontade passe.

  4. 4

    Se permita chorar. Você está magoada. Para se recuperar, irá precisar de tempo e de espaço. Desmarque compromissos. Tome longos banhos de banheira. Fique na cama pelo tempo que precisar. Faça uma caminhada. Tome chá. Escreva em seu diário. Chore.

  5. 5

    Procure companhia. Você não está só. Não é a primeira pessoa do mundo a sofrer de dor de cotovelo e muito menos a última. Converse com seus amigos, ouça músicas, veja filmes, leia livros. Encontre consolo nas histórias de pessoas que amaram, perderam seus amores e sobreviveram para contar a história.

  6. 6

    Permita-se sentir raiva mas não deixe que ela se transforme em amargura. Não busque vingança. Não insulte seu ex. Não faça escândalo nem nada que te envergonharia caso aparecesse na TV. Transforme essa raiva em motivação para você superar O Fim, se fortalecer, para não aceitar menos do que merece. Seja forte independente do quão insensível seu ex esteja agindo.

  7. 7

    Reorganize-se, reavalie-se, reinvente-se. Compre outras roupas de cama, renove seu guarda-roupa, faça uma limpeza de pele, se matricule em uma aula de dança, estabeleça prioridades, crie novos objetivos, pinte o cabelo, experimente novas atitudes. Todo fim chega acompanhado de um começo. Que direção você quer dar para sua nova vida?

  8. 8

    Entenda que o processo de cura requer esforço. Um amigo me disse uma vez que terminar um relacionamento é como tentar mudar uma geladeira cheia de lugar. Você vai precisar usar de força e ela vai balançar de um lado pro outro até chegar ao seu novo canto. Eu costumo comparar um término com trabalho em construção civil. É desconfortável, você se suja, pode martelar seu dedão por acidente mas no final, se você estiver consciente e buscando melhorar ao invés de ficar parado no tempo, terá um novo lar: lindo e firme.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível