Mais
×

Como superar o tratamento do silêncio

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Quase nada é pior do que quando alguém "dá um gelo" em você. O tratamento do silêncio pode ser mais doloroso do que palavras de agressão. Caso um amigo use disso para ignorá-lo, talvez ele não seja tão seu amigo assim. Aprenda a superar a situação e decida se vale a pena manter a amizade.

Instruções

Caso um amigo use disso para ignorá-lo, talvez não seja tão seu amigo assim (Photos.com/Photos.com/Getty Images)
  1. Mantenha-se firme e encare a situação de maneira uniforme. É tentador perder a paciência com alguém que não concorda com você, mas não se deixe levar pelas emoções. Permaneça racional mesmo que pareça ter perdido totalmente o controle da situação. Tente marcar um encontro com seu amigo em um lugar público como uma lanchonete ou restaurante para certificar-se de que haja pessoas por perto enquanto vocês estiverem conversando. Será mais fácil exercitar o autocontrole em um lugar público.

  2. Seja superior. Faça a primeira tentativa de comunicação. Caso esteja recebendo o tratamento do silêncio, é improvável que seu amigo tome a iniciativa e fale com você. Seja aquele a erguer a bandeira branca. Mostre maturidade. Ligue para ele e veja se ele está disposto a conversar.

  3. Envie um e-mail ou escreva uma carta. Caso seu amigo se recuse a conversar com você, essa talvez seja a melhor opção. Supere o tratamento do silêncio dizendo o que precisa dizer. Talvez você não receba resposta, mas se sentirá melhor sabendo que fez sua parte.

  4. Reavalie sua amizade. Defina o quão importante seu amigo é para você. Caso esteja passando por essa situação, seu amigo é provavelmente imaturo. Adultos são capazes de resolver e se comunicar em nível maduro. Pergunte a si mesmo se vale a pena manter essa pessoa por perto. Caso descubra que a resposta para isso é "não", supere o tratamento do silêncio simplesmente seguindo em frente.

Aviso

  • Evite tentar encontrar seu amigo várias e várias vezes. Faça uma tentativa de comunicação. Caso seu amigo não responda, a culpa é dele. Não leve seu emocional à exaustão. Você fez a sua parte.
  • O tratamento do silêncio é muitas vezes considerado uma forma de abuso emocional. Caso seu amigo faça isso com você frequentemente, você não precisa dele em sua vida.
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article