Mais
×

Como as supermodelos brasileiras começaram na moda

Getty Images

Introdução

As modelos brasileiras estão entre as mais bonitas e famosas do mundo. E também são as que mais faturam graças a seus atributos únicos. Voluptuosas e sensuais, várias top models já figuram como os maiores ícones fashion de todos os tempos. Como foi a chegada dessas beldades ao Olimpo da moda? Confira uma lista com as maiores supermodelos brasileiras e a trajetória dessas deusas rumo ao sucesso absoluto nas passarelas internacionais.

Dimitrios Kambouris/Getty Images Entertainment/Getty Images

Gisele Bündchen

A modelo mais bem paga do mundo de acordo com o ranking do Models.com, Gisele Bündchen é a representante brasileira do rol das "über models", os maiores ícones fashion de todos os tempos. Nascida em Horizontina, no Rio Grande do Sul, Gisele sonhava mesmo era em ser jogadora de vôlei. Aos 14 anos, foi descoberta por um olheiro ao passear no shopping com amigas e decidiu dar uma chance à carreira. Até chegar ao seu primeiro casting internacional, com Alexander McQueen, recebeu mais de 40 "nãos" de estilistas e chegou a duvidar de seu talento como modelo.

Vittorio Zunino Celotto/Getty Images Entertainment/Getty Images

Isabeli Fontana

A paranaense Isabeli Fontana, uma das que mais realizou trabalhos internacionais nos últimos anos, começou a carreira já em alta. Em 1996, aos 13 anos, foi uma das finalistas de um concurso nacional criado pela agência Elite Models para descobrir novos talentos, o Elite Model Look. No ano seguinte, a bela mudou-se para Milão e em 1999 começou a ganhar destaque no mercado internacional, sendo catapultada para o estrelato quando se mudou para Nova York e fez sua primeira grande campanha para a grife de alta costura "Valentino".

Chris Jackson/Getty Images Entertainment/Getty Images

Adriana Lima

Nascida em Salvador (Bahia), Adriana Lima é atualmente considerada a modelo mais sexy do mundo, sendo um dos maiores rostos -- e corpos -- da marca de roupas íntimas Victoria's Secret. Enquanto passeava em um shopping aos 13 anos, a beleza exótica da top chamou a atenção de um representante de uma agência de modelos. Convidada a participar do Supermodel of Brazil, da agência Ford Models, conquistou o primeiro lugar. Em seguida, ficou em segundo lugar na final internacional do concurso Supermodel of the World, o que lhe trouxe notoriedade e contratos com os estilistas mais exclusivos do mundo.

Pascal Le Segretain/Getty Images Entertainment/Getty Images

Alessandra Ambrósio

A top Alessandra Ambrósio é gaúcha de Erechim, cidade onde começou a carreira aos 12 anos quando foi descoberta em uma escola de modelos. Desde pequena, a beldade queria ser modelo e chegou até mesmo a fazer uma cirurgia plástica nas orelhas para aumentar suas chances na carreira. Aos 14 anos, em 1996, ficou entre as 20 finalistas do concurso Elite Model Look e ganhou um contrato com a agência Elite Models. Seu primeiro trabalho foi com a revista Capricho e, em 2000, tornou-se "Angel" da grife Victoria's Secret, convertendo-se em uma das modelos mais desejadas do mundo.

Pascal Le Segretain/Getty Images Entertainment/Getty Images

Izabel Goulart

Paulista de São Carlos, Izabel Goulart começou a carreira bastante tarde para os padrões da moda. Apenas aos 17 anos, em 2001, decidiu mudar-se para a capital de São Paulo para buscar trabalhos em agências, depois de ser descoberta em um shopping por pessoas ligadas ao mundo da moda que a sugeriram tentar a carreira. Apesar do início tardio, Izabel rapidamente tornou-se uma das modelos mais requisitadas do mundo, especialmente por seu corpo voluptuoso e impecável. Seus atributos a transformaram em uma das mais famosas modelos de roupas de banho e lingerie do mercado internacional.

Jason Kempin/Getty Images Entertainment/Getty Images

Ana Beatriz Barros

A bela Ana Beatriz Barros nasceu em Itabira, Minas Gerais, e foi descoberta por uma agência no Rio de Janeiro ao passear com a família. Como várias outras top models brasileiras, participou do concurso Elite Model Look e tirou o primeiro lugar, deixando para trás mais de 350 mil candidatas. Com um contrato em mãos, sua carreira deslanchou rapidamente, sendo seu primeiro trabalho uma campanha para a marca Guess. Ana Beatriz é uma das modelos brasileiras que mais estampou capas de revistas: cerca de 200 em dezenas de países.

Dimitrios Kambouris/Getty Images Entertainment/Getty Images

Carol Trentini

A gaúcha Caroline Trentini, nascida na cidade de Panambi, está entre as tops mais famosas da nova geração de supermodels. Aos 14 anos, em 2001, foi descoberta por um olheiro no interior e se mudou para São Paulo para iniciar a carreira. De família de classe média baixa, Carol teve dificuldades financeiras para pagar cursos de modelo e manter-se na cidade. Porém, em pouco tempo, suas sardas e seus longos cabelos louros conquistaram os clientes e a modelo se mudou para Nova York para estrelar uma campanha para o designer Marc Jacobs, o que fez sua carreira explodir.

Fernanda Calfat/Getty Images Entertainment/Getty Images

Ana Claudia Michels

A modelo catarinense de Joinville, Ana Claudia Michels, começou a carreira aos 14 anos com incentivo do pai, que a presenteou com um curso de modelos. Neste curso, uma agência de Florianópolis a descobriu e aos 15 anos a beldade já estava participando de desfiles para as principais marcas brasileiras. Aos 16, foi para Nova York e se tornou o rosto de grandes grifes de alta costura, como Chanel, Roberto Cavalli, Givenchy e Versace. Atualmente, a bela vem diminuindo sua participação em desfiles para se dedicar à faculdade de medicina, sua grande paixão.

Mike Coppola/Getty Images Entertainment/Getty Images

Raquel Zimmermann

A gaúcha de Bom Retiro do Sul, Raquel Zimmermann, foi descoberta por um olheiro em Porto Alegre e começou a carreira em São Paulo em 1999, aos 14 anos. Seu primeiro trabalho foi fazendo fotos para a revistas adolescentes e logo depois se mudou para França e Japão, onde ficou bastante conhecida e ganhou seus primeiros bons cachês. Aos 18 anos, se mudou para Nova York e lá entrou no seleto grupo das supermodelos internacionais, fotografando e desfilando para grandes marcas de alta costura como Balenciaga, Versace e Yves Saint-Laurent.

Tullio M. Puglia/Getty Images Entertainment/Getty Images

Lea T.

Uma das modelos mais famosas do Brasil se chama Leandro Cerezo, ou Lea T, a primeira transexual a alcançar o posto de supermodelo internacional. A bela é filha do jogador de futebol Toninho Cerezo e nasceu em Belo Horizonte, mas foi criada na Itália, onde o pai jogava. Ao terminar os estudos e preparar-se para a universidade, conheceu Riccardo Tisci, diretor de criação da Givenchy. Graças ao incentivo de Tisci, Lea começou a fazer campanhas como modelo e assumiu sua condição de transexual. Atualmente, Lea é uma das modelos mais requisitadas e um dos rostos mais famosos da Givenchy.