Mais
×

Suplemento de glicosamina e condroitina para cães

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Glicosamina e condroitina são suplementos sem prescrição usados para ajudar a tratar a artrite canina, uma doença articular dolorosa e degenerativa. Como muitas formas de suplementos são disponibilizadas, deve-se consultar um veterinário para saber qual é o tipo e a dosagem adequados, recomenda o site Vet Info.

Suplementos de glicosamina e condroitina podem desacelerar a progressão da artrite (dog image by Michal Tudek from Fotolia.com)

Glicosamina e condroitina versus fármacos

Os suplementos de glicosamina e condroitina são incomuns no mundo convencional da medicina veterinária porque geralmente são considerados mais eficazes do que os fármacos. Os anti-inflamatórios e as medicações analgésicas não reduzem a progressão da artrite e não podem ser usados a longo prazo.

Por que funcionam?

Os cães artríticos são incapazes de sintetizar compostos de glicosamina e condroitina na quantidade suficiente que normalmente seus corpos produziriam para combater a artrite degenerativa. A adição desses suplementos ajuda a reduzir a progressão da doença.

Alívio dos sintomas

Os suplementos de glicosamina e condroitina reduzem a dor e o edema associados à artrite. Em casos raros, revertem realmente os sintomas.

Glicosamina como preventivo

A glicosamina é prescrita por alguns veterinários para ajudar a prevenir ou retardar o início da artrite em pacientes de alto risco, como cães idosos, segundo o site Vet Info.

Efeitos colaterais

Os efeitos colaterais são raros e geralmente envolvem problemas gastrointestinais, como vômito e diarreia. A redução da dosagem e a oferta do suplemento com o alimento em geral reduz esses efeitos. Suplementos feitos para seres humanos parecem aceitáveis na maioria dos casos, mas aqueles destinados a cães podem ter reduzidos efeitos colaterais.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article