Os suplementos de cálcio, zinco e magnésio e seus efeitos colaterais

Escrito por stephanie chandler | Traduzido por ana angelica clemente
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Os suplementos de cálcio, zinco e magnésio e seus efeitos colaterais
Alimentação saudável (bodegon de alimentos de desayuno sano image by Gabriel Gonzalez G. from Fotolia.com)

Vitaminas e minerais são importantes para o cuidado diário da saúde. A maioria dos indivíduos saudáveis ingere a quantidade recomendada de vitaminas e minerais através de uma dieta saudável, que inclui cálcio, magnésio e zinco. Às vezes, um suplemento adicional pode ser necessário, entretanto, o consumo excessivo destes suplementos pode causar reações indesejáveis.

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Cálcio

O cálcio é um nutriente essencial que não é produzido pelo organismo. Deve ser ingerido através de uma alimentação saudável ou via suplementos. O cálcio ajuda a regular o batimento cardíaco, estimula as secreções hormonais, conduz os impulsos nervosos, ajuda na coagulação do sangue e constrói ossos saudáveis. Embora a comida seja a melhor fonte de aquisição de cálcio, os suplementos são necessários para atingir a dose diária recomendada de 1.000 a 1.200 mg. Embora pequenos, os suplementos de cálcio por via oral pode causar efeitos colaterais como gases e constipação. Para combater estes efeitos deve-se aumentar a ingestão de água e adicionar fibras à sua dieta. O cálcio pode ser tomado sozinho ou de forma composta como o citrato de cálcio, fosfato de cálcio ou carbonato de cálcio. Cada um vai reagir de maneira diferente em seu corpo.

Os suplementos de cálcio, zinco e magnésio e seus efeitos colaterais
Os laticínios são uma boa fonte natural de cálcio (dairy products - cheese, milk, butter, sour cream image by Tatiana Belova from Fotolia.com)

Magnésio

Indivíduos saudáveis não precisam repor magnésio através de suplementos. O magnésio é naturalmente encontrado nos vegetais, folhas verdes, cereais integrais e nozes. No entanto, quando se esgota devido a uma doença, a reposição via suplementos é necessária. A dose diária recomendada para adultos é de 270 mg a 400 mg, dependendo do sexo. Suplementos de magnésio podem causar diarreia temporária, que geralmente cessa quando o corpo se ajusta aos suplementos. Em casos raros, os efeitos colaterais podem incluir vermelhidão, tontura e dificuldade de respiração. Se sentir algum destes efeitos, consulte o seu médico imediatamente.

Os suplementos de cálcio, zinco e magnésio e seus efeitos colaterais
Fontes de magnésio são encontradas em vegetais de folhas verdes (Mixed salad, leafy vegetables (Gemischtes Blattgemüse, Salate) image by Picturefoods.com from Fotolia.com)

Zinco

O zinco é um nutriente importante para a saúde e o crescimento. Sua deficiência pode causar má visão, dificuldade de cicatrização e uma incapacidade para combater infecções. A dose diária recomendada é de 12 mg para mulheres e 15 mg para os homens. Os efeitos colaterais são raros quando existe a suplementação de zinco mas podem ocorrer calafrios, úlceras na boca, febre, azia, indigestão, náuseas, dores de garganta ou fraqueza. Se estes efeitos permanecerem ou piorarem com o tempo, consulte o seu médico.

Os suplementos de cálcio, zinco e magnésio e seus efeitos colaterais
Peixes e frutos do mar são excelente fonte de zinco (crostacei image by Ciaobucarest from Fotolia.com)

Overdose

A maioria das pessoas acredita que os riscos em se tomar suplementos vitaminícos seja pequeno. Embora a margem de segurança seja grande, a overdose trará riscos e indesejáveis efeitos colaterais como tonturas, desmaios, falta de ar, desaceleração ou irregularidade dos batimentos cardíacos

Precauções

Os suplementos de cálcio podem interferir na absorção do antibiótico tetraciclina. Não tomar cálcio se estiver tomando este medicamento. O cálcio também interfere na absorção de ferro, os dois suplementos não devem ser tomados ao mesmo tempo. De acordo com um estudo da Universidade de Auckland, Nova Zelândia, doses elevadas de cálcio podem aumentar o risco de ataque cardíaco,

Suplementos de magnésio podem aumentar os sintomas de doença cardíaca. Tomar magnésio em demasia pode acarretar uma hipermagnesemia (excesso de magnésio no sangue), que pode causar danos tais como doenças renais.

O zinco não será bem absorvido se ingerido em conjunto com alimentos como o farelo de trigo, leite, aves, pães integrais e cereais. Não tome suplementos de zinco com fósforo, cobre ou ferro. Se você tem deficiência de cobre, consulte o seu médico. Tomar suplementos de zinco podem agravar esta condição.

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