Mais
×

Os suplementos de ferro causam flatulência?

Atualizado em 13 junho, 2017

A flatulência, também chamada de flatos, é o gás que passa através do seu reto. Os suplementos de ferro, por vezes, causam efeitos colaterais gastrointestinais, como dor de estômago, diarreia e prisão de ventre. Qualquer um desses pode levar ao aumento da flatulência. A maioria das pessoas apresentam gases, pelo menos, 12 vezes por dia. Porém, se isso acontecer mais de 20 vezes por dia não é normal. Se você estiver sofrendo de flatulência mais frequentemente, ou se a flatulência interfere na sua rotina diária, consulte o seu médico.

Se você estiver sofrendo de flatulência mais frequentemente, ou se a flatulência interfere na sua rotina diária, consulte o seu médico (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)

Tipos

Os médicos, geralmente, prescrevem um dos três tipos de suplementos de ferro: sulfato ferroso, fumarato ferroso ou gluconato ferroso. O sulfato ferroso é o menos caro e mais intolerante para os pacientes. Ele pode contribuir para o odor da flatulência. Em contraste, o fumarato e o gluconato são açúcares que o seu corpo pode digerir e que reforçam a absorção do ferro ao qual estão ligados. Ao sentir flatulência com o sulfato ferroso, pergunte ao seu médico sobre a mudança para o gluconato ferroso ou o fumarato ferroso.

Doses

Para os adultos, os médicos geralmente prescrevem uma dose padrão de 325 mg de suplementos de ferro, o que você toma uma a três vezes por dia. O organismo só absorve 10% a 20% do ferro que ingere, enquanto o restante permanece no trato gastrointestinal, onde pode causar efeitos colaterais. A ingestão de uma dose menor pode diminuir a quantidade de ferro absorvido, mas, para algumas pessoas, também pode significar menos flatulência e outros efeitos colaterais. Na verdade, NIH’s Office of Dietary Supplements cita um estudo de 1993 publicado na revista "Nutrition", que constatou que as nadadoras que tomaram 125 mg de sulfato ferroso por dia não apresentaram efeitos colaterais gastrointestinais.

Administração

Se sentir flatulência ou outros efeitos colaterais gastrointestinais, o NIH sugere que você comece com metade da dose recomendada. O aumento para a dose total depois de uma semana ou duas permite que o seu corpo tenha tempo para se acostumar com o ferro adicional. Além disso, pergunte ao seu médico como você deve tomar os suplementos de ferro. A ingestão do suplemento pelo menos uma antes ou duas horas após uma refeição com um copo cheio de água ou suco ácido, como suco de tomate, suco de cranberry, suco de laranja ou limonada, pode aumentar a quantidade de ferro absorvida e reduzir a flatulência.

Alternativas

Os suplementos de ferro não são o único fator que contribui para a flatulência e a alteração nos hábitos intestinais. O MedlinePlus recomenda evitar alimentos produtores de gases, como feijão e repolho. Chicletes e bebidas carbonatadas introduzem um gás adicional ao seu trato gastrointestinal. Certifique-se de mastigar bem os alimentos e também tente comer mais lentamente, relaxar durante as refeições, em vez de exercer múltiplas tarefas e caminhe por 10 a 15 minutos após uma refeição. Tente eliminar produtos lácteos ou mudar para os produtos lácteos sem lactose e ver se os sintomas melhoram.

Considerações

A flatulência pode ser um sinal de uma doença mais grave. Pare de tomar suplementos de ferro e consulte o seu médico se a sua condição for grave ou vier acompanhada de outros sintomas, como perda de peso; oleosidade, sangue, fezes de odor fétido; náuseas; vômitos ou azia. A ingestão de suplementos de ferro desnecessários pode levar a uma situação grave chamada sobrecarga de ferro. Não tome suplementos de ferro, a menos que seu médico lhe recomende fazê-lo.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article