×
Loading ...

Suporte para mangueiras caseiro

Atualizado em 17 abril, 2017

Um suporte de mangueira não só evita a bagunça, mas prolonga a vida útil do equipamento, uma vez que uma uma mangueira amontoada está mais susceptível a rompimentos e vazamentos, além de representar um perigo para você e sua família. Você pode comprar um suporte em lojas, mas normalmente eles são caros. Uma alternativa é fazer um.

Faça seu próprio suporte de mangueira (David Sacks/Photodisc/Getty Images)

Considerações

Para fazer um suporte mais facilmente, considere uma mangueira plana. Você precisará esticá-la completamente antes de usá-la, mas quando a água for bombeada, ela expandirá e assumirá o formato arredondado normal.

Nunca dobre sua mangueira, prevenindo assim rompimentos, e não pendure-as em ganchos ou pregos pontudos. Nunca deixe o suporte com a mangueira expostos ao tempo, ar frio, assim como as dobras, os elementos podem danificar o equipamento. Além disso, quando conectar a mangueira ao suporte, deixe-a aquecer no sol primeiro, já que o calor facilitará o manuseio da borracha.

Loading...

Projeto

Compre uma grande bobina usada para enrolar fios. Elas podem ser encontradas em lojas de material elétrico ou através do contato com empresas de TV a cabo ou eletricidade, que ocasionalmente as descartam. Um carretel de 40 a 50 cm de diâmetro deve funcionar para mangueiras de sete a 15 metros. Corte um pedaço de madeira com 5 x 25 cm em dois comprimentos iguais de 50 cm para um pequeno carretel ou de 65 cm para um maior. A seguir, corte um pedaço de compensado de 2 cm para fazer a base. Coloque dois pedaços de madeira de 5 x 25 cm, 5 cm mais largos que o carretel, e prenda-os na base com parafusos.

Em seguida, você precisará de alguns vergalhões. Meça o diâmetro de seu vergalhão e use uma broca levemente maior para fazer furos nas tábuas de 5 x 25 cm, de forma que possa centrar o carretel com seu topo na parte de cima da madeira. Passe um pedaço de vergalhão pelos furos. O peso do carretel evitará que eles caiam.

Para finalizar, use parafusos para prender o manete, uma cavilha de 10 x 15 cm (com 1 a 5 cm de diâmetro) no exterior do carretel. Em seguida, prenda um suporte em L com parafusos para manter a cavilha no lugar. Para adicionar a mangueira, enrole-a na bobina com excesso suficiente para alcançar a torneira. Use grampos em C para parafusar a mangueira em cada lateral da bobina.

Outras ideias

Se não tiver tempo ou conhecimento para fazer seu próprio suporte, você pode usar um grande vaso, de preferência um de cerâmica, e simplesmente enrolar a mangueira ao redor dele. Se tiver uma roda velha, coloque-a no chão ou prenda-a na parede para guardar sua mangueira. Você pode ainda cavar um pequeno furo perto da torneira e colocar um cano longo nele, prendendo a mangueira com uma combinação de terra, cascalho e/ou concreto. Parafuse um cotovelo menor no cano, de forma a criar um L de ponta cabeça, e enrole a mangueira no cano menor.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...