×
Loading ...

Suprimentos para fazer contas de vidro usando a técnica do lampwork

Atualizado em 16 agosto, 2017

O lampwork -- o processo de derreter e modelar o vidro com as chamas de um maçarico -- permite a criação de itens de vidro como contas. Esse tipo de trabalho com vidro enfeita composições como bijuterias e até mesmo pode ser exposto por colecionadores de contas. Você pode participar dessa forma bem recebida de arte adquirindo os suprimentos necessários para fazer suas contas usando a técnica do lampwork.

Conta usando a técnica do lampwork (blue bead ball image by timur1970 from Fotolia.com)

Preparação do maçarico

A preparação do maçarico fornece a fonte de calor necessária para derreter e modelar seu vidro. A preparação inicial geralmente envolve um maçarico montado em uma bancada e um recipiente descartável de gases propano e propileno. Compre o maçarico em uma loja de artesanatos e adquira o propano ou propileno em um cilindro de gás em uma loja de ferramentas.

Loading...

Sistema de ventilação

Um sistema de ventilação é um dos elementos mais importantes da sua lista de suprimentos para fazer as contas de vidro, pois ele é o escape dos gases soltos pelo maçarico quando este derrete o vidro. Os sistemas de ventilação variam de acordo com o espaço de trabalho que você possui. Faça uma aula para aprender a técnica do lampwork e peça conselhos a respeito de como preparar seu próprio sistema de ventilação, ligue para um fornecedor de materiais ou entre em fóruns ou em recursos da Internet como a página de Andrea Guarino-Slemmon, “Studio Ventilation Tutorial" para aprender a preparar seus sistema de ventilação.

Óculos de proteção de didímio

Os óculos de proteção de didímio protegem você da chama nociva de sódio que o vidro solta quando é esquentado. Esses óculos variam em estilos e armações e opções dependendo da maneira que você precisa usá-los. Por exemplo, você pode comprar óculos de didímio que se encaixam em seus óculos normais ou optar por um par padrão de lentes para usá-las sozinhas. Compre seus óculos em um fornecedor de materiais para o lampwork.

Vidro

O vidro para se fazer contas vem em hastes e tubos transparentes ou coloridos. O vidro é tipicamente disponível em cal de sódio (macio) e borossilicato (rígido), mas muitos fabricantes de contas optam pelo vidro macio, pois essa versão vem em maior variedade de cores e não requer uma grande quantidade de calor, como o vidro rígido. Adquira esses itens em um fornecedor de materiais para o lampwork e certifique-se de usar vidros iguais juntos, por exemplo, você deve usar vidro macio apenas com vidro macio -- vidros incompatíveis irão quebrar.

Mandris e escape de contas

Os mandris e escape de contas trabalham em conjunto para permitir que você manuseie o vidro de maneira segura e remova com sucesso a conta pronta. O mandril é uma fina haste metálica que faz o furo no centro de sua conta. O escape de contas é uma substância que cobre uma porção do mandril para evitar que o vidro grude no metal. Ambos os itens estão disponíveis em lojas de artesanatos próprias para a técnica do lampwork.

Vermiculita ou forno

Depois de criar sua conta, o vidro deve ser trazido aos poucos à temperatura do cômodo (recozimento) para que ele não se quebre posteriormente. Use a vermiculita -- um item comum de jardinagem -- para recozer seu vidro, ou compre um forno de um fornecedor de produtos para o lampwork. O forno é feito para suportar altas temperaturas e recozer o vidro e dá mais controle em relação ao aquecimento e ao recozimento.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...