Suprimentos para a produção de sabonetes artesanais

Escrito por mike marcoe | Traduzido por bruno souza
Suprimentos para a produção de sabonetes artesanais
Sabonetes artesanais podem ser uma ótima opção de negócio (Creatas Images/Creatas/Getty Images)

A produção de sabonetes naturais, tanto como hobby assim como negócio, pode ser feita em casa com o auxílio de itens básico de cozinha. Produtos e kits próprios para a confecção de sabonetes também podem ser encontrados no mercado. Diversas opções para quem está interessado na produção de sabonetes naturais estão disponíveis, como moldes, emolientes e ingredientes para novas combinações, entre outros produtos.

Processos básicos

Ao confeccionar um sabonete natural, é necessário escolher qual o processo que será utilizado para determinar quais materiais e suprimentos você precisará. Há três processos básicos para quem confecciona sabonetes de maneira artesanal. O primeiro e mais fácil é conhecido como "derreter e despejar", mais comuns em sabonetes de glicerina. O segundo processo, conhecido como "método frio", é um dos mais populares entre os artesãos. Terceiro e último processo, o "método quente" é o mais tradicional de todos.

Kits

Os kits para a confecção de sabonetes caseiros vêm pré-montados com alguns dos suprimentos mais básicos para a produção desse artesanato. Eles costumam incluir glicerina, um molde e óleos essenciais que servem como aromatizantes. Com esses kits, você provavelmente precisará apenas de uma tigela de vidro, uma espátula e de um forno micro-ondas para facilitar o derretimento da glicerina. Esses materiais servem para o método "derreter e despejar". Tais conjuntos podem ser encontrados em lojas de artesanato e nas seções de artesanato de lojas maiores, além, é claro, da internet.

Equipamentos básicos e suprimentos

Alguns equipamentos para a produção de sabonetes artesanais, caso você não tenha um kit próprio para a confecção desses produtos, incluem tigelas de vidro, espátulas, moldes, termômetros, máscaras, luvas, óculos protetores e, claro, os ingredientes para a fabricação do sabão. Algumas instruções devem estar sempre à mão. Vídeos explicativos também podem ser encontrados na internet e são muito úteis. Assadeiras de metal não-revestidas podem pode ser reutilizadas como moldes mais baratos se você produzir uma fornada maior de sabão, que será posteriormente dividida em unidades menores.

Ingredientes básicos e suprimentos

Alguns dos suprimentos básicos para a produção de sabonetes caseiros são gorduras e óleos, soda cáustica, fragrância e algum tipo de emulsificante. Glicerina, azeite e gorduras vegetal e animal são os tipos mais comuns de gorduras e óleos. Estes fornecem os elementos imprescindíveis para amaciar e acalmar a pele. Os óleos essenciais são normalmente utilizados para conferir fragrância e perfume ao sabão. Farinha de aveia e nozes; grãos naturais e cascas de frutos podem ser usados como emulsificantes, assim como compostos aromáticos. A lixívia obtida através de madeira queimada ou de compostos florais também é um ingrediente comum na confecção de sabonetes.

Ideias criativas para suprimentos

Muitos artesãos compram gordura bovina natural no mercado ou no açougue e lixívia em lojas de jardinagem para a produção de sabonetes caseiros. Combinar ingredientes com plantas e ervas pode ser uma boa opção para a produção desse artesanato. Adicionar manteiga, sais para esfoliação e emulsificantes pode dar ao seus sabonetes tanto uma nova textura quanto uma nova forma. Antigas barras de sabonete podem ser recicladas, tornando-se produtos novos.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível