Sutiãs: Uma introdução

Escrito por mary avant Google | Traduzido por lúcia collischonn de abreu
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail

O que você precisa saber sobre sutiãs

Sutiãs: Uma introdução
Caimento e conforto são as chaves (Vittorio Zunino Celotto/Getty Images Entertainment/Getty Images)

Já se foi o tempo de sutiãs desleixados. Agora as espumas são sem custura, leves e dão um contorno mais natural ao corpo.

— Elizabeth Tigar, dona da Austin Underwear, loja de lingerie no Texas

Enquanto muitas mulheres não importam-se muito com seus sutiãs, o fato é que essa peça pode ser decisiva no seu visual. Essa roupa de baixo essencial pode fazer a diferença no seu look. O sutiã certo pode levantar seus seios e sua autoconfiança. Então, ao invés de comprar um modelo com base na sua cor ou conveniência, dedique algum tempo para compreender melhor como escolher seu sutiã.

Se o sutiã serve

Sutiãs: Uma introdução
Certifique-se de que seu sutiã não está muito apertado (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)

.

Quando se trata de sutiãs, tudo se resume ao caimento. Por isso, vale a pena dedicar tempo e esforço para encontrar a peça perfeita.

"Nós já ouvimos isso um milhão de vezes, mas está na hora de realmente acreditarmos", disse Jené Luciani, autora do livro “The Bra Book: The Fashion Formula to Finding the Perfect Bra" ("O Livro do Sutiã: a Fórmula de Moda para Encontrar o Sutiã Perfeito", em tradução livre). O sutiã perfeito pode fazê-la parecer mais magra, mais jovem, melhorar sua postura e dar o suporte certo que você precisa, independentemente do seu tamanho", disse a autora em uma entrevista.

Se você não sabe o tamanho do seu sutiã, sua primeira prioridade é aprender qual é o seu. Simplesmente vá a uma loja de lingerie ou à seção de roupas íntimas da sua loja de departamentos favorita e peça para ser medida.

"Quando o profissional da loja determinar seu tamanho, você deve ir com calma e provar pelo menos meia dúzia de estilos diferentes", diz Luciani.

"É importante tirar novamente suas medidas em cerca de mais ou menos seis meses, já que nossos corpos -- e nossos bustos -- estão sempre mudando", diz Rhonda Shear, criadora da Ahh Bra. "Usar o tamanho errado pode ser desconfortável e desvalorizador".

Usar o tamanho errado pode também levar a sérios efeitos físicos negativos, incluindo tensão nos ombros, dor nas costas, no pescoço e dor de cabeça, além de postura ruim, avisa Ali Cudby, autora de “Busted! The Fab Foundations Guide to Bras that Fit, Flatter and Feel Fantastic" ("O guia básico para comprar sutiãs com bom caimento, confortáveis e que lhe valorizam", em tradução livre).

E um sutiã que cai bem não apenas inclui o tamanho, mas também o formato. "Comprar segundo seu tipo de corpo é importante", diz Elizabeth Tigar, dona da Austin Underwear, loja de lingerie do Texas, nos Estados Unidos.

Se você tem uma silhueta petite, fique com um sutiã de meia-taça, que cobre apenas uma porção dos seus seios. "Ele irá maximizar seus atributos sem enchimento e não vai deixá-la com a sensação de que há muito tecido no seu sutiã", sugere Tigar. "Para uma silhueta mais cheia de curvas, procure por itens com cobertura moderada ou completa, que oferecem um melhor suporte e cobertura por baixo das roupas".

Materiais

Sutiãs: Uma introdução
Novas tecnologias mudaram a aparência e a qualidade dos sutiãs (Digital Vision./Digital Vision/Getty Images)

.

O sutiã que você está usando hoje é bastante diferente daquele usado pela sua avó. Maravilhosos avanços foram feitos nos materiais utilizados na fabricação dessas roupas.

"O primeiro sutiã foi feito de um material de algodão, e só depois começaram a ser usados náilon e cetim", explica Luciani. "Hoje há muito mais opções para escolhermos, oferecendo benefícios desde mais durabilidade a mais flexibilidade."

A primeira grande inovação no mundo do sutiã foi o uso de Lycra, um material de fibra flexível e sintética de spandex conhecido por sua elasticidade, de acordo com Luciani. "A Lycra não apenas melhorou o conforto e a flexibilidade, mas também aumentou a durabilidade das peças."

E enquanto Lycra é o tecido de escolha para muitos fabricantes de sutiãs, outros estão se direcionando para opções de maior sustentabilidade."Tecidos ecologicamente corretos, como os produzidos de fontes renováveis como bambu, que é a planta que cresce mais rápido no mundo, têm sido utilizados em sutiãs simplesmente porque eles são melhores para o meio ambiente", acrescenta Luciani. "O mesmo é verdadeiro para tecidos com origem na soja, que oferecem uma textura macia como a de cashmere e são 50% mais absorventes do que algodão.

Outras inovações nos materiais do sutiã têm relação com uma parte específica da vestimenta: a taça. A criação da taça modelada revolucionou inteiramente a peça.

"Provavelmente o maior avanço foi no modelo da taça", diz Tigar. "Já se foi o tempo dos sutiãs desleixados. Agora as espumas são sem costura, leves e dão um contorno mais natural ao corpo."

Aliás, enchimento é uma grande inovação no mundo do sutiã. "Muitas taças de sutiãs ganham forma com um enchimento fino e flexível feito de material não alergênico, ao invés de tecido", diz Luciani. "Enchimentos permitem que sutiãs com taças modeladas mantenham sua forma o tempo todo, ao mesmo tempo em que mantêm uma boa aparência por baixo das blusas", afirma.

Alguns modelos avançaram tanto ao ponto de usar enchimento com memória, a fim de proporcionar um caimento macio e confortável. "O mesmo material que você ama no seu colchão agora pode ser encontrado no seu sutiã", diz Cudby. "Uma fina camada de enchimento com memória na taça do sutiã valoriza sua forma. O benefício é uma silhueta mais natural e com menos falhas na taça do que com modelos de formato tradicional".

Em sutiãs tipo "push-up", os enchimentos também mudaram com o passar dos anos. "Ao invés de enchimentos grossos e desengonçados, fabricantes estão experimentando com looks mais naturais", diz Luciani, destacando que algumas peças usam gel ou bolsas de ar para dar destaque extra, enquanto outros usam enchimentos "graduais", que são mais grossos na parte de baixo da taça e mais finos conforme se aproximam da parte de cima, oferecendo um aumento de tamanho sem um volume exagerado.

Sutiãs de alta tecnologia

.

Não importa o tamanho, formato ou tecido, os sutiãs certamente já evoluíram muito desde os modelos iniciais, que eram desconfortáveis, restritivos e não caíam bem.

"Cada pequeno avanço foi mais como uma evolução do que uma revolução, simplesmente porque é uma melhora do que já havia no mercado," explica Luciani.

A invenção do sutiã multiponto é uma das inovações mais simples que tem feito uma grande diferença para muitas mulheres. "As alças desses modelos são destacáveis ​​para que você possa usá-las de várias maneiras: estilo cabresto, sem alças, cruzado nas costas, de um ombro só", disse Luciani. "Ao fazer isso, ele substitui a necessidade de vários sutiãs especiais diferentes para vestir com tudo em seu armário."

Também existem, hoje, modelos que utilizam uma técnica de corte a laser para prevenir desgaste do tecido e para eliminar a borda do sutiã, permitindo que ele fique nivelado com o corpo e torne-se "invisível", como explica Luciani. Essa mesma tecnologia também está sendo usada para eliminar as marcas visíveis da calcinha.

Para a alegria de muitas mulheres, os designers de sutiã também encontraram uma maneira de esconder defeitos na silhueta, como gordura nas costas. Marcas como Spanx estão projetando peças que dão forma ao corpo. Elas são feitas do mesmo material de um par de meias-calças de contenção e achatam qualquer protuberância.

Apesar de todas essas inovações, os sutiãs ainda têm um longo caminho a percorrer para alcançar a perfeição. Luciani diz que as mulheres continuam procurando um modelo que possam modificar totalmente para atender a suas necessidades. "Precisamos de um sutiã que as mulheres possam personalizar em suas casas, enquanto se preparam", explicou ela. "Com um piscar de olhos aqui e um fecho de lá, seria ótimo se você pudesse ajustar o sutiã de tal forma que sentisse como se ele fosse feito especialmente para você."

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível