Por quanto tempo o tabaco permanece no corpo humano?

Escrito por cee donohue | Traduzido por laila teixeira
Por quanto tempo o tabaco permanece no corpo humano?

Nicotina é a droga contida no tabaco que gera dependência

Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images

O tabaco vem de uma planta chamada Nicotinia tabacum, e a nicotina nela contida é altamente viciante. Na verdade, é a nicotina que pode ser encontrada no corpo humano e é ela o estimulante que compõe a fórmula de produtos à base de tabaco como cigarros, charutos e tabaco para mascar. A quantidade de nicotina em seu corpo depende de fatores como usar filtros, tragar ou não a fumaça ou ter o hábito de mascar tabaco. Ao fumar, menos nicotina é absorvida do que quando se masca tabaco.

Outras pessoas estão lendo

Tempo

O tempo pelo qual a nicotina permanece em seu organismo vai depender de quanto tempo você é fumante e de quantos cigarros você consome por dia. No caso de fumantes eventuais, a nicotina permanece no corpo por dois a quatro dias, enquanto que em fumantes frequentes a substância fica no organismo por alguns meses. A nicotina pode permanecer por 15 a 20 dias no corpo de fumantes passivos, isto é, aqueles que são expostos à fumaça exalada por tabagistas.

Testes

Para saber se há nicotina ou outras substâncias no corpo, podem ser feitos exames de urina, de sangue e testes com o cabelo da pessoa. O exame de urina é bastante comum e pode detectar nicotina no corpo até 20 dias após sua absorção, enquanto exames de sangue podem detectar os mais leves traços de nicotina presentes na corrente sanguínea por um período de tempo mais longo. Testes feitos com folículos capilares podem detectar sinais de nicotina até 90 dias após seu uso. Trata-se de um teste bastante preciso mas também bastante caro e, portanto, menos utilizado.

Limpando o sistema

Para limpar seu corpo do tabaco e de produtos que contenham nicotina, beba de oito a dez copos de água por dia. Isso ajuda a eliminar tal substância e acelera o processo de desintoxicação. Frutas com vitamina C também ajudam a limpar o sistema ao metabolizar as substâncias. Exercícios físicos e suor também ajudarão a limpar seu organismo.

Avisos

Produtos feitos com tabaco são altamente perigosos em função da nicotina e suas propriedades aditivas. Enfisema pulmonar, câncer e doenças cardíacas são apenas alguns dos males que podem advir do consumo de tabaco. Outros problemas são gengivite, perda de dentes e úlceras na boca. O vício em nicotina é considerado um dos mais difíceis de ser superado.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media