Como o tabagismo causa dentes amarelados?

Escrito por ashlee simmons | Traduzido por gabriel de pace g. de oliveira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como o tabagismo causa dentes amarelados?
Os efeitos do tabagismo nos dentes. (broken cigarette. for giving up smoking. stop smoking image by L. Shat from Fotolia.com)

Outras pessoas estão lendo

Os risco de fumar

Fumar é altamente viciante e muitas pessoas acham quase impossível parar, apesar disso e dos avisos de que fumar causa câncer e contribui para doenças de pulmão, as pessoas não abandonam o hábito. O que nem sempre é associado ao tabagismo são as doenças periodontais, o câncer de boca ou a forma como isso afeta os dentes. Fumar cigarros, cachimbos e charutos mancham e tornar seus dentes amarelados em um curto espaço de tempo.

Produtos químicos venenosos

Os componentes utilizados na fabricação de produtos de tabaco incluem amônia, hidrogênio, cianeto e monóxido de carbono. Há ainda outros produtos químicos venenosos como a nicotina e o alcatrão. Quando o cigarro é aceso, estas substâncias são queimadas e mudam suas propriedades químicas. O fumante inala a fumaça que passa por sua boca deixando resíduos pegajosos no seus dentes. Mesmo se o cigarro for inalado apenas uma vez, ele deixará manchas na sua dentição.

Acúmulo residual

Algumas marcas de cigarro contêm mais nicotina e alcatrão do que outras. Quanto mais alta a taxa de nicotina e alcatrão, mais os seus dentes ficarão manchados. Outro ponto a ser considerado é que se os seus dentes já estão amarelados dessa forma por causa do cigarro, imagine o tipo de acúmulo de substâncias químicas que está acontecendo em seus pulmões.

Um experimento simples

Um experimento simples permite aos fumantes compreender melhor como os cigarros amarelam e escurecem seus dentes. Se você soprar fumaça em um guardanapo ou tecido branco, você verá como surge uma mancha amarelo-amarronzada na parte onde a fumaça foi soprada. Este mesmo processo acontece com os seus dentes quando você fuma. E quanto mais você fuma, mais resíduos ficam nos seus dentes. Para pessoas que fumaram durante muitos anos, este acúmulo pode ser impossível de remover.

Alcatrão

O alcatrão pode ser responsabilizado pelo acúmulo de resíduos na boca, vias aéreas e pulmões de um fumante. Como esta resina se acumula no corpo do fumante, ela pode fazer com que os tecidos normais e saudáveis do corpo sejam danificados com o tempo. Esta substância é altamente tóxica, ainda mais quando combinada com a nicotina, tornando o alcatrão o maior fator para o tabagismo causar dentes amarelados.

Creme dental para fumantes

Embora existam várias marcas de cremes dentais voltadas a ajudar os fumantes a obter dentes brancos, poucas oferecem resultados significativos. Ainda que o fumante seja cuidadoso com a escovação, o uso do fio-dental e visite o dentista regularmente os seus dentes irão manchar, escurecer e ficar amarelados.

Visitas ao dentista

Apesar da maioria dos fumantes não fazer visitas regulares ao dentista, existem alguns que pedem produtos especiais de clareamento dental ou optam por um tratamento de branqueamento em consultório. Infelizmente, a menos que o fumante esteja disposto a largar o vício, nenhum destes tratamentos será eficaz a longo prazo. Para aqueles fumantes que possuem pontes, dentes postiços ou implantes, o cigarro pode amarelá-los e escurecê-los da mesma forma.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível