on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como fazer uma tabela para avaliar o comportamento dos alunos em sala de aula

Atualizado em 13 junho, 2017

De acordo com Harry K. Wong e Rosemary T. Wong, autores do livro "The First Days of School" ("Os primeiros dias de aula", em tradução livre), em todas as salas de aula, especialmente aquelas do ensino fundamental, prosperam em consistência, bem como em regras e expectativas previsíveis. Uma maneira de garantir o bom comportamento durante as aulas é evitar a desobediência, por meio da criação de uma tabela de comportamento dos alunos, que deverá explicar claramente as regras, as recompensas e as consequências das condutas esperadas. Existem várias formas de se elaborar essa tabela, mas todas elas adotam objetivos semelhantes.

Instruções

Evite a desobediência com uma tabela de comportamento (happy kids image by Marzanna Syncerz from Fotolia.com)
  1. Faça uma pequena lista contendo regras claras e precisas e coloque-a em sala de aula, ao lado da tabela. Para estudantes muito jovens, inclua uma ilustração junto às regras para que eles compreendam as determinações. Nas primeiras semanas de aula, explique e discuta cada expectativa almejada. De acordo com algumas pesquisas, os professores que possuem fortes habilidades para gerenciar o comportamento dos alunos durante as aulas, utilizam boa parte do tempo para "ensinar e reforçar a necessidade das regras e da rotina". Exemplos de regras podem incluir: manter as mãos e os pés junto ao corpo, levantar a mão antes de falar e ser respeitoso consigo mesmo e com as outras pessoas.

    Loading...
  2. Identifique com clareza cada nível do gráfico de comportamento, utilizando diferentes mensagens e cores, providenciando uma maneira fácil de seguir as instruções visuais. Por exemplo, o primeiro nível pode ser verde e claramente marcado com os dizeres "Ótimas escolhas!". O segundo nível pode ser colorido com amarelo e conter a palavra "Advertência". O terceiro nível deverá ser colorido com outra cor e conter os dizeres "Tempo de intervalo". O quarto nível poderá compreender outro tempo de intervalo, dessa vez em razão de algum recesso ou uma consequência similar. O último nível, que poderá ser pintado de vermelho, representa o estágio em que os pais dos alunos deverão ser contactados. Na tabela, poderá estar escrito "ligação para os pais do estudante".

  3. Crie cartões colocando o nome de cada aluno e posicione-os no nível "Ótimas escolhas!". Imprima os cartões de modo que o nome dos estudantes fiquem bastante claros. Utilize velcro, clipes ou outro tipo de adesivo ajustável, a fim de colocar os cartões na tabela. Os estudantes poderão mover os nomes para baixo durante o dia, caso necessário.

  4. Incentive o bom comportamento dos alunos. Por exemplo, se o aluno permanecer durante o dia todo no espaço "Ótimas escolhas!", dê a ele um adesivo para colar o seu nome em um gráfico, na parte de recompensas, posicionado em algum local da sala. O gráfico de recompensas deverá ter o nome de cada aluno impresso de maneira clara, na frente de uma linha vazia, onde os adesivos poderão ser colocados.

  5. Dê recompensas quando os alunos alcançarem uma quantidade predeterminada de adesivos. Podem ser brincar de caça ao baú de tesouros, um computador extra, um tempo para recesso ou a possibilidade de se fazer uma leitura em voz alta para toda a classe.

Loading...

Dicas

  • É importante incentivar o bom comportamento, bem como impedir a desobediência. É por esse motivo que a criação da tabela de comportamento é tão importante quanto à lista de regras. As tabelas de comportamento deverão ser feitas de maneira colorida, com uma linguagem concisa e de fácil compreensão.

O que você precisa

  • Cartolina
  • Cartões
  • Régua
  • Marcadores / lápis de cera
  • Adesivos
  • Baú (opcional)

Referências

Loading ...
Loading ...