×
Loading ...

Como usar uma tabela comportamental de estrela para crianças

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Uma tabela de estrela é um tipo de tabela de recompensa utilizada com as crianças. Quando a criança termina uma tarefa designada ou se comporta de uma maneira particular, ela recebe um adesivo ou uma estrela desenhada à mão para reforçar o bom comportamento. Depois de um certo número de estrelas, a criança ganha uma recompensa. Esses gráficos fazem elogios tangíveis e servem como lembretes para as crianças de que elas podem alcançar um objetivo por meio de um comportamento desejado. Você pode acompanhar apenas um comportamento ou tarefa de cada vez ou pode traçar vários simultaneamente.

Instruções

Os adesivos de estrelas brilhantes funcionam bem nos gráficos de recompensa para as crianças (Comstock/Comstock/Getty Images)
  1. Faça uma grade quadrada grande simples usando seu computador ou apenas desenhe uma tabela à mão. Faça a coluna na extrema esquerda mais ampla do que o resto para que você possa escrever a tarefa ou comportamento que a criança praticará. Desenhe a quantidade de linhas de acordo com o número de comportamentos que você pretende rastrear e o número de colunas de acordo com o número de estrelas necessárias para que a criança ganhe uma recompensa.

    Loading...
  2. Escolha um comportamento ou tarefa que pretende incentivar. Bons exemplos incluem escovar os dentes ou ir para a cama sem reclamar. Escolha comportamentos que a criança pode muito provavelmente ter sucesso em fazer. Se o objetivo for muito difícil, a criança ficará frustrada e desistirá.

  3. Liste na coluna da esquerda entre um e cinco comportamentos ou tarefas que você pretende acompanhar. Faça a criança escolher uma recompensa por ganhar um determinado número de adesivos ou estrelas. Por exemplo, se ela conseguir sete estrelas por fazer sua cama, pode ganhar uma hora a mais acordada. Outros bons prêmios incluem jogar um jogo de tabuleiro com um dos pais, ir ao parque ou ter um tempo extra no computador.

  4. Explique para a criança exatamente o que ela deve fazer para ganhar um adesivo ou uma estrela. No começo, deixe tudo relativamente simples. Por exemplo, diga a seu filho que você dará a ele uma estrela se escovar os dentes. Depois que ele ficar bom nisso, fizer muitas vezes e ganhar a recompensa, você pode exigir que ele ligue um temporizador e escove os dentes até o tempo terminar.

  5. Dê à criança um adesivo ou desenhe uma estrela na tabela, no primeiro quadrado da grade, à direita do comportamento ou tarefa-alvo. Dê o adesivo ou estrela imediatamente quando ela completar o comportamento ou tarefa. Não se esqueça de elogiá-la e talvez até mesmo relatar seu sucesso a um avô ou a outra pessoa especial. Quando ela não concluir o comportamento ou tarefa, não tire uma estrela ou adesivo; basta dizer que ele pode tentar novamente na próxima vez.

  6. Altere as metas quando a criança passar a receber estrelas consistentemente por um determinado comportamento. Você pode tornar a tarefa um pouco mais difícil, exigir mais adesivos para a recompensa ou fazer uma tarefa ou comportamento alvo totalmente diferentes.

Loading...

O que você precisa

  • Papel
  • Caneta
  • Computador (opcional)
  • Impressora (opcional)
  • Adesivos (opcionais)

Referências

Loading ...
Loading ...