Mais
×

Como fazer tabelas de recompensa para crianças

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Quando houver dificuldades para motivar as crianças a fazerem a tarefa de casa, levarem o lixo para fora ou lavarem a louça, uma tabela de recompensas é uma ferramenta motivacional que você pode implementar em casa. Criando essa simples tabela, que pode ser pendurada na parede em uma posição de destaque, você poderá ajudar seus filhos a manterem o controle das suas obrigações. Ao terem se encarregado das tarefas, você poderá recompensá-los por um trabalho bem feito.

Instruções

Muitos pais usam um sistema de recompensas com os filhos (Jupiterimages/Creatas/Getty Images)
  1. Selecione um pedaço colorido de cartolina para usar na tabela. Um cartaz fluorescente é uma opção atrativa, que chamará a atenção dos seus filhos facilmente, conforme passam pela tabela de recompensas.

  2. Use um pincel atômico para desenhar linhas horizontais e verticais na tabela. Escreva os nomes dos seus filhos no lado esquerdo do cartaz horizontalmente. Escreva também os objetivos que eles precisam cumprir no topo da tabela, da esquerda para a direita. Crie linhas suficientes para um mês inteiro de objetivos.

  3. Cole uma foto 3 x 4 de cada criança ao lado do nome dela, na tabela de recompensas. Localize imagens de revistas das tarefas domésticas a serem cumpridas, recorte-as e cole-as na tabela também. Procure por fotos de crianças varrendo o chão, fazendo as lições de casa e realizando outras tarefas simples.

  4. Selecione várias folhas de adesivos coloridos que as crianças possam colocar ao lado dos seus nomes, abaixo da tarefa apropriada, quando a tiverem concluído. Escolha uma cor diferente para cada filho, para que ele tenha o seu próprio identificador do que realizou.

  5. Decida a recompensa que você irá oferecer no fim de cada semana e coloque uma foto dela na tabela, na posição adequada. Um reforço visual ajudará as crianças a manterem a meta em mente, enquanto realizam as suas tarefas a cada semana. Escolha uma foto de uma família jogando boliche, crianças andando a cavalo ou uma foto de uma pizza.

Dicas

  • Crie uma nova tabela de recompensas a cada mês. Use diferentes cores de cartolina e decore-a com imagens que combinem com aquele mês, como abóboras para o Dia das Bruxas e flores de outono para o mês de maio.
  • Quando os seus filhos completarem uma tarefa, trate isso como algo surpreendente e coloque um adesivo no local apropriado. Pratique o reforço positivo.

O que você precisa

  • Cartaz
  • Pincel atômico
  • Régua
  • Fotos 3 x 4 dos seus filhos
  • Imagens de crianças fazendo tarefas domésticas
  • Cola
  • Imagens de possíveis recompensas
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article