Como os tacômetros funcionam?

Escrito por whitney arana | Traduzido por kelly isayama
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Como os tacômetros funcionam?
Entenda o uso de tacômetros (exfordy)

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Funcionamento

Os tacômetros, em suas formas mais básicas, são dispositivos que medem a velocidade de um objeto. Mais comumente, eles medem a rotação de um mecanismo, como o do motor de um carro. Tradicionalmente, tacômetros são discos com uma agulha apontando a velocidade atual em RPMs (rotações por minuto). Contudo, com a criação de novos sistemas de leitura, o uso de tacômetros digitais tem aumentado.

Disco

O disco diz ao motorista a leitura do tacômetro. Em um carro, ele está localizado no painel. O instrumento em si mede as rotações por minuto do eixo de acionamento do motor. O dispositivo é necessário para regular o quanto o motor está trabalhando. Contudo, o modo como são feitas essas medidas varia.

Gerador

Motores com sistemas de ignição geralmente utilizam um pequeno gerador conectado ao eixo de acionamento. Nesse caso, o tacômetro é na verdade o medidor de voltagem, o que significa que ele conta as pulsações da voltagem no sistema de ignição. A voltagem de saída é proporcional à velocidade do eixo, então, a medida da voltagem é convertida para um valor preciso em RPMs.

Voltagem

A voltagem é gerada por um ímã permanente no eixo. Há uma roda dentada feita de ferro que se torna magnetizada conforme o ímã passa pelas garras. Então, conforme o ímã se afasta dos dentes, a roda se desmagnetiza. Conforme essas mudanças ocorrem, um campo elétrico se forma em torno do ímã permanente. Esse campo afeta as cargas elétricas em uma bobina de fios que rodeiam o ímã, gerando eletricidade. Conforme os dentes se aproximam do ímã, a corrente flui em uma única direção na bobina. Conforme eles se distanciam, a corrente muda de direção. O tacômetro lê a frequência com a qual a corrente na bobina muda de direção.

Além disso, se o motor funcionar mais rapidamente, a mudança no campo magnético se torna mais radical, gerando uma voltagem maior. O tacômetro também usa essa informação para informar a leitura.

Faíscas

Um método mais simples, ainda assim menos comum, é medir o ritmo no qual faíscas são liberadas nos cilindros do motor. Isso é apenas útil em um motor a gasolina, que usa plugues de faíscas para fornecer a energia de explosão que move o veículo.

Laser

Uma versão mais nova que está ganhando popularidade rapidamente devido à sua conveniência e precisão é o tacômetro de laser. Esse tipo não requer contato físico entre o tacômetro e o eixo de acionamento do motor. Basicamente, ele incide luz infravermelha no eixo. Um ponto é refletido e o tacômetro mede o ritmo no qual a luz é refletida de volta para o tacômetro.

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