Mais
×

Tacos de madeira batem mais forte que os de metal?

Atualizado em 19 julho, 2017

O debate sobre a superioridade dos tacos de madeira em relação aos de metal continua desde que os últimos foram introduzidos nos anos de 70. A Major League Baseball evita adotar tacos de metal devido à percepção de que eles podem fazer os jogadores rebaterem a bola mais longe, o que pode mudar o jogo drasticamente.

No beisebol profissional, tacos de madeira são obrigatórios, mas os times de universidades às vezes usam tacos de metal por causa de sua durabildiade (bats are ready image by CPonder from Fotolia.com)

História

Quando os tacos de metal foram inventados, estudos contraditórios foram feitos em relação à sua performance. Eventualmente, estudos melhores, como os conduzidos na Brown University em 2002, mostraram claramente uma vantagem dos tacos de metal quando comparados com os de madeira.

Razões

A distribuição do peso nos tacos de metal permite aos jogadores balançá-los mais rapidamente do que um taco de madeira de mesmo peso, o que leva a um impacto maior na bola. Tacos de metal também se comprimem quando atingem uma bola, fazendo um efeito de trampolim que propulsiona mais velocidade a ela.

Consequências

Pedidos foram feitos aos times universitários para que abandonassem os tacos de metal por várias razões, entre elas a preocupação com os lançadores, que podem se machucar com line drives de tacos de metal. Times da Major League Baseball também hesitam em chamar jogadores universitários porque é difícil perceber o quão boa seria a performance deles usando tacos de madeira tradicionais.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article