Como uma bomba de aquário funciona?

Escolha a bomba adequada para o seu aquário

Aquarium image by crossgolfing from Fotolia.com

Manter a água limpa em um aquário faz com que seus habitantes continuem vivos e saudáveis por mais tempo. Através da circulação e filtragem, a água ficará limpa e o aquário não se transformará em uma piscina estagnada. As bombas de aquário têm a função de levar a água para a superfície, o que permite que ela interaja com o ar (aeração). Esse processo é importante porque essa interação libera dióxido de carbono no ar e faz a água absorver oxigênio. O dióxido de carbono fica abaixo da superfície da água e precisa ser agitado para subir. A bomba de aquário também cria circulação, eliminando a estagnação da água.

A importância das bombas de aquário

Tipos de bombas para aquário

O objetivo das bombas de ar é espalhar a água. O ar puxado através da bomba cria bolhas quando liberado no aquário. As bolhas deslocam a água, agitando-a e mandando o dióxido de carbono para a superfície. As bombas externas puxam o ar através de um tubo, que é jogado dentro da água. Já as bombas internas são submersas e funcionam criando uma corrente, ou movimento, dentro do aquário.

Bombas de aquário

O uso do termo "bomba de aquário" é genérico. Elas também podem ser chamadas de bombas de água, bombas de ar ou de motor. Na intenção de se tornarem mais eficientes, fabricantes vendem modelos que incluem a bomba e o sistema de filtragem no mesmo aparelho. Bombas de ar são melhores para aquários pequenos (abaixo de 190 litros), fornecendo a troca de gases adequada mas com pouca circulação. Aquários com 190 litros ou mais requerem uma bomba submersa, que não cria corrente mas faz a água circular bem. Motores criam uma corrente forte, porém não são apropriados para todos tipos de peixe ou ambientes. Possíveis falhas do produto e obstruções no filtro podem bloquear a aeração e a circulação de água. Ter uma bomba extra à mão é uma boa medida de segurança.

Classificações das bombas de aquário

As bombas de aquário são classificadas pelo fluxo e de acordo com o tamanho do aquário. Combinar o tamanho do aquário com a informação da bomba é a melhor maneira de começar a escolher. Se você decidir incluir outros itens como plantas e adornos, precisará comprar uma bomba maior, pois elas consomem oxigênio.

eHow Brasil
×