Casa

Qual o tamanho de bomba que preciso para minha piscina?

Escrito por david barnes | Traduzido por thiago silva
Qual o tamanho de bomba que preciso para minha piscina?

Saiba como escolher a bomba adequada para sua piscina

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Escolher a bomba do tamanho correto para sua piscina depende de três fatores: o volume de água, o diâmetro do encanamento e o tamanho do seu filtro. É perda de tempo e dinheiro instalar uma bomba cuja vazão seja maior que a capacidade do encanamento e o filtro para suportá-la. Por outro lado, caso você tente economizar com uma bomba menor, a troca de água não será adequada, causando uma filtração ruim.

Outras pessoas estão lendo

Determinando o volume da piscina

Se você não souber o volume de água da sua piscina, use uma calculadora online (veja Recursos adicionais). A bomba deve fazer circular o volume inteiro de água da sua piscina em no mínimo dez horas. Em uma piscina com muito uso, uma taxa de seis a oito horas é ainda melhor. Por exemplo, se você tiver uma piscina de 75.000 litros, a taxa de vazão tem que ser de 124 litros por minuto (75.000 litros/10 horas/60 minutos = 124 lpm). Para um ciclo de oito horas, você precisa de uma bomba com taxa de vazão de 158 lpm.

Determinando a capacidade do encanamento

O tamanho do encanamento também afeta a escolha da bomba correta. As leis da física afirmam que você não pode passar mais água por um cano que sua capacidade máxima. Por exemplo, um cano de 38 mm não aguenta mais que 166 litros por minuto, já um encanamento de 50 mm, 276 litros. A maior parte da piscinas tem pelo menos dois encanamentos de sucção: a coletora e o dreno central. Então, em uma piscina com dois encanamentos de sucção de 38 mm, a taxa de vazão máxima é de 332 litros por minuto, mas apenas se houver dois encanamentos de retorno do mesmo tamanho. O fluxo de saída é um fator tão importante quanto o de entrada ao escolher a bomba.

Capacidade de vazão do filtro

A taxa de vazão do filtro é o terceiro fator a ser considerado na escolha da bomba. Fabricantes fazem seus filtros para o melhor desempenho com taxas pré-determinadas de acordo com tipo e tamanho (medido em metros quadrados). São listadas as melhores taxas de vazão e as máximas no manual de cada filtro, bem como na placa informativa do mesmo. Um filtro de terra diatomácea de 4000 m² é feito para trabalhar bem com uma taxa de 272 litros por minuto e capacidade máxima de 363 litros por minutos. Taxas de vazão mais altas que as recomendadas podem criar pressão demais e danificar o filtro. Taxas baixas demais farão com que a água não seja filtrada adequadamente.

Juntando informações

Ao saber os requisitos de taxa de vazão em relação ao volume da piscina, encanamento e filtragem, você tem a informação necessária para determinar o tamanho da bomba. A regra é instalar uma que não vá exceder a capacidade mais baixa. Por exemplo, se seu filtro lidará com 545 lpm, mas seu encanamento só aguenta 333 lpm, instale uma bomba cuja taxa não ultrapasse este valor. Se há a necessidade de uma taxa de 567 lpm em um período de 10 horas e seu encanamento aguenta, mas o filtro não, instale uma bomba com essa capacidade e substitua o filtro por um maior para aguentar o volume.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media