×
Loading ...

Como saber com qual tamanho um cachorro vira-lata ficará

Atualizado em 17 abril, 2017

Independentemente se vier de um abrigo de animais ou for resgatado, pode haver variações ao adotar um cachorro de raça mista ou um filhote, principalmente se ele for de filiação desconhecida. Não saber o quão grande um cão vira-lata ficará pode ser um problema para pessoas que moram em apartamentos ou casas menores sem um quintal, com crianças ou outros animais de estimação. Já que você não pode prever com precisão o tamanho que um cão vira-lata ficará, há maneiras de realizar certas previsões.

Instruções

Cães vira-tala são ótimos amigos (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)
  1. Consulte um veterinário. Se a filiação do seu cão for desconhecida, um veterinário pode ser capaz de reconhecer as principais raças da genética do filhote, dando uma ideia do tamanho que ele ficará em sua vida adulta.

    Loading...
  2. Se essa informação for conhecida, pesquise as raças da genética do seu cachorro. Existem clubes nacionais para a maioria das raças de cães, onde eles hospedam sites informativos e publicam informações sobre suas respectivas raças, discutindo características físicas, como faixas de tamanho.

  3. Verifique o tamanho da pata do seu cão. Patas maiores sugerem uma altura maior e, consequentemente, mais peso. Já que isso não afirma exatamente como um cão será, filhotes com patas pequenas tendem a não crescer muito e vice-versa.

  4. Se possível, procure pelos pais do filhote. Seu filhote de vira-lata pode vir de pais que também eram vira-lata, se esse for o caso, procurar sobre informações de raça pode ser de pouca ajuda. Mas ver o quão grande os pais do filhote são pode fornecer uma estimativa do tamanho adulto do seu filhote.

  5. Duplique os valores. Verifique o peso do filhote com 14 semanas e dobre-o, obtendo assim uma aproximação de seu peso adulto.

Loading...

Dicas

  • Como um cão vira-lata pode possuir várias raças de diferentes tamanhos em sua genética, considere as informações de todas essas raças para chegar a uma altura aproximada. Quando um dos pais é maior do que o outro, lembre-se de que o tamanho da mãe muitas vezes possui maior influência do que o do pai.
  • O exercício e a alimentação (não apenas a genética) desempenham um papel importante no peso do seu cão.

Referências

Loading ...
Loading ...