Mais
×

Qual é o tamanho considerado bom para um closet-cômodo?

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Closets-cômodos são partes da casa acessíveis, espaçosas e versáteis. O tamanho deles permite guardar mais roupas, além da capacidade de guardar items adicionais, como equipamentos esportivos e de camping. Já que há espaço extra, entrar no closet para se vestir também é uma opção. A maioria dos closets grandes são projetados com um espaço de armazenamento em mente, que pode ser de uma variedade de tamanhos.

Há vários detalhes para serem considerados na escolha do tamanho de um closet-cômodo (Jupiterimages/Stockbyte/Getty Images)

Tamanho mínimo

O tamanho mínimo para qualquer closet-cômodo é 1,5 m de largura por 1,5 m de comprimento. Se for um pouco menor que isso, não dá para entrar no cômodo. Esse tamanho básico e mínimo tem espaço suficiente para uma pessoa entrar no local e escolher suas roupas ou itens. Embora não seja um espaço grande para andar, é o suficiente para entrar nessa categoria. Sem essa capacidade mínima, fica difícil entrar no closet.

Dimensões das prateleiras

É preciso ter pelo menos 0,6 m de distância da parede para pendurar suas roupas adequadamente. Esse espaço permite que camisas e ternos sejam pendurados perpendicularmente sem tocar a parede. É uma medida padrão para qualquer closet. Se decidir pendurar casacos, é necessário 0,7 m de distância. Essas medidas também fornecem espaço para prateleiras adicionais para guardar suéteres, moletons e roupas dobradas.

Considerações de tamanho

Alguns closets-cômodos precisam de mais espaço para serem eficientes. Se for para uma pessoa, um tamanho menor bastará; entre 1,5 e 1,8 m² tem espaço de sobra. Para duas pessoas, é necessário um closet bem maior; pelo menos com 2 m de largura e 1,5 m de profundidade. Considere também o tamanho do quarto na hora de escolher o tamanho do closet, já que ele é construído dentro do espaço existente. Em casas maiores, com quartos muito grandes, é possível fazer um closet de até 3,5 m de comprimento e 4,5 m de largura. Em casas menores, com quartos pequenos, os closets com as medidas mínimas são mais eficientes, porque isso deixa mais espaço livre no próprio quarto.

Comprimentos das hastes

Em closets-cômodos, uma forma de determinar as dimensões dele é considerar o quanto necessita de hastes. Já que elas ficam penduradas de um lado a outro da parede, as dimensões do closet podem seguir o tamanho da haste. Geralmente é necessário 1,2 m de haste para pendurar as roupas de uma pessoa. Então, se for para duas pessoas, precisará de 2,4 m de haste. Isso pode ser conseguido com duas hastes, uma sobre a outra, em um espaço de 1,2 m. Normalmente, pessoas com mais roupas optam por ter um espaço de 2,4 m para cada pessoa ou dois conjuntos de hastes duplas, que proporcionam o mesmo tamanho.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article