×
Loading ...

Qual o tamanho do furo em cubas para a instalação de torneiras de banheiro

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

As torneiras instaladas em cubas de banheiros precisam de furos com diâmetros específicos para serem instaladas. Para facilitar essa instalação, esses furos são padronizados, então torneiras diferentes podem ser instaladas em vários tipos de cubas já perfuradas. No entanto, caso queira fazer por conta, há várias pontos a serem considerados. Nem toda perfuração será feita da mesma forma e algumas permitem diferentes tamanhos e distâncias de furos.

As torneiras possuem pequenas diferenças no tamanho do furo de instalação (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Diâmetro dos furos

As torneiras para banheiros demandam distintos diâmetros de furos onde ficarão a base e o bocal. É necessário cortar no tamanho correto, pois o conjunto da torneira passa pela cuba e é fixado também no móvel, independentemente do tipo a ser instalado. Mesmo se a torneira utilizar apenas um furo para a base, ou dois para os registros, é necessário perfurar corretamente. A maioria possui 3 cm (1 1/4") ou 4 cm (1 1/2"), mas é possível encontrar outros tamanhos. O manual da torneira informará qual a medida necessária.

Loading...

Torneiras com apenas um furo

Uma torneira que precisa apenas de um furo para instalação geralmente tem apenas um registro. Isso significa que o bocal será instalado diretamente sobre o móvel. Há apenas uma base em que o registro e o bocal são fixados. Para perfurar corretamente, basta anotar o diâmetro, escolher a serra correspondente e marcar o local onde ficará a base e então fazer o furo para prosseguir com a instalação.

Torneiras com conjuntos centrais

Uma torneira com conjunto central, possui dois registros colocados na mesma distância do bocal, cujos furos são de 10 cm no centro (centro do bocal e não da borda). Cada um possui uma hasta que se estende pelo móvel. O tamanho do furo geralmente é o mesmo para os registros, mas em alguns modelos pode variar. O furo para o bocal é geralmente perfurado primeiro, depois o dos registros; medindo e marcando um espaço de 10 cm desde o bocal.

Misturadores

Os misturadores possuem dois registros instalados separadamente do bocal; a distância pode variar de 15 a 40 cm, dependendo do modelo. Geralmente esses misturadores possuem dois registros independentes, cada qual com seu conjunto de instalação. O furo que combina com o do conjunto (geralmente entre 3,5 a 4 cm) é utilizado para instalar essas torneiras no móvel. O bocal também é instalado em um furo dentro dessa área. Como os registros são independentes, eles são instalados a qualquer distância desejada, mas sempre com a mesma entre si.

Loading...
Loading ...
Loading ...