Mais
×

Tamanho do lustre vs tamanho da mesa de jantar

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Nenhuma sala de jantar está completa sem um lustre sobre a mesa, seja ele formal, casual ou contemporâneo. Escolher o tamanho certo de lustre, no entanto, é importante para dar uma aparência equilibrada ao cômodo. A maioria dos decoradores e especialistas de iluminação segue uma fórmula simples ao escolher o tamanho de um lustre para sala de jantar.

O tamanho do lustre deve estar relacionado ao da mesa (Chandelier image by TekinT from Fotolia.com)

Lustre único

Para um lustre único centralizado sobre a mesa, escolha uma instalação com metade da largura do tampo da mesa. Para exemplificar: uma mesa retangular com 1,2 metro de largura requer um lustre de 60 centímetros de diâmetro. Sobre uma mesa circular de 1 metro de diâmetro, é melhor instalar um lustre de 50 centímetros.

Lustre duplo

Sobre mesas muito grandes, algumas pessoas optam por dois lustres. Neste caso, escolha instalações com um terço da largura do tampo. Uma mesa com 1,5 metro de largura, por exemplo, ficará melhor com dois lustres de diâmetro igual a 50 centímetros. Cada lustre deve estar centralizado sobre sua metade da mesa.

Altura

A altura do lustre deve ser determinada pela altura do teto da sala de jantar. Os decoradores dão uma margem de 6 a 7,5 centímetros de lustre para cada 30 centímetros de pé-direito. Uma construção típica, com pé-direito de 2,4 metros, por exemplo, fica melhor decorada com lustres de 48-56 centímetros de altura. Uma sala de 3 metros de pé-direito comporta lustres de 60-75 centímetros de altura.

Posicionamento

Quando decidir a colocação do lustre, tenha em mente que ele deve pender a uma distância de 75-90 centímetros da mesa. Isso permite que ele ilumine os convidados sem cegá-los, além de deixar bastante espaço livre para arranjos de flores, velas e travessas altas. Pendure seu lustre diretamente sobre o centro da mesa, mesmo que não seja o centro da sala.

Outros fatores

Quando escolher sua iluminação para uma mesa de jantar, outros fatores, por vezes, devem ser levados em consideração. O estilo e peso do lustre podem afetar a definição do tamanho adequado. Se o visual do lustre for muito carregado, os tamanhos toleráveis podem ser reduzidos. Da mesma forma, se o design do lustre for delicado e leve, pode ser instalado em tamanhos maiores.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article