on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Tamanho médio de um shih tzu

Atualizado em 21 novembro, 2016

Em 1969, a American Kennel Club categorizou o shih tzu como parte do grupo "toy", identificando-o como uma das menores raças de cães conhecidas. O tamanho diminuto do cachorro o torna o animal de estimação preferido de indivíduos vivendo em apartamentos e pequenas casas. Quando estiver pensando em comprar um shih tzu, a altura, o peso e a proporção são todos fatores importantes do tamanho.

Shih tzu significa "leão" em chinês, referindo-se à semelhança do pequeno cachorro ao rei da selva (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Altura

De acordo com o livro de Jaime Sucher, "Shih tzu: Everything about purchase, care, nutrition, and behavior", a altura média de um shih tzu adulto fica entre 20 e 30 centímetros. A AKC diz que a altura ideal do shih tzu é entre 22 e 26 centímetros. A altura do cachorro é medida do chão até a cernelha, ou até o topo dos ombros.

Loading...

Peso

O peso médio de um shih tzu adulto fica entre quatro a sete quilos. Diferente de outras raças, onde os machos tendem a ser maiores do que as fêmeas, o macho e a fêmea do shih tzu não possuem diferença significante no peso. Independentemente do peso exato, a AKC espera que um shih tzu saudável seja musculoso e forte.

Proporção

A proporção do comprimento e da altura de um shih tzu é importante para a avaliação do tamanho do animal. De acordo com a American Kennel Club, "o shih tzu nunca deve ser tão alto a ponto de parecer ter pernas muito longas, ou tão baixo a ponto de parecer atarracado ou agachado". Idealmente, o comprimento de um shih tzu, medido da base da causa até a cernelha, deve ser um pouco maior do que a altura do animal.

Aviso

Alguns criadores não confiáveis tentam vender os menores animais dessa raça chamando-os de cães "imperiais". Embora seja verdade que a raça shih tzu já tenha sido criada por membros da Corte Imperial chinesa, Jo Ann White avisa no livro "Shih Tzu" que nenhuma organização de procriação reconhece a existência desse tipo de raças. Um shih tzu pequeno demais pode estar doente, mal alimentado, ou pode ser produto de práticas de procriação inadequadas.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...