Qual o tamanho padrão para a janela de uma casa

Escrito por christine mclachlan | Traduzido por marina vidal
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Qual o tamanho padrão para a janela de uma casa
Antes de fazer alterações no tamanho e localização de uma janela, consulte as normas de construção do local (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Existe uma variedade imensa de tamanhos de janelas. Eles variam, principalmente, de acordo com a sua localização na casa. As janelas para banheiros, por exemplo, costumam ser menores do que as para salas de estar. Eles também variam de acordo com o estilo da casa e de fabricante. Em geral, a maioria mede entre 61 e 76 cm de largura e 121 e 182 cm de altura. Sempre meça as janelas antigas antes de comprar novas para substitui-las.

Tamanho tradicional de janelas

Em muitas casas a parte de cima das janelas ficam alinhadas com a parte de cima da porta, que costuma medir 2,05 m, e a parte de baixo costuma ficar 90 cm distante do piso. Há algumas décadas, diferentes estilos de telhados passaram a ser usados, com isso a utilização de janelas mais altas passou a ser mais viável e comum. A distância da janela até o teto deve ser de, pelo menos, 25 cm para que haja espaço suficiente para a instalação dos acabamentos necessários. Também é possível que elas se estendam a uma distância de até 90 cm do piso, porém, nesse caso, é necessário tomar algumas medidas de segurança. No caso de janelas a menos de 45 cm de distância do piso, por exemplo, é necessário usar um vidro especial, mais resistente.

O tamanho da janela e o uso do cômodo

O tamanho da janela varia também de acordo com o cômodo onde está localizada. Janelas para garagens e porões são as menores de todas e medem entre 45 e 61 cm de largura e 30 e 45 cm de altura. Janelas para banheiros também são pequenas, e costumam ter entre 45 e 61 cm de largura e 60 e 91 cm de altura. Já as janelas para quartos têm entre 60 e 120 cm de largura e 91 e 150 cm de altura. As maiores janelas costumam ser as das salas de estar e de jantar e, normalmente, têm entre 91 e 180 cm de largura e de 120 a 180 cm de altura.

A importância de utilizar o tamanho certo de janela

As janelas causam um grande impacto na aparência e no tipo de imagem que uma casa passa. O uso de janelas de tamanho ou modelo errados ou mal localizadas pode arruinar a visual da casa tanto do lado de fora quanto do lado de dentro. Poucas janelas ou janelas muito pequenas diminuem a quantidade de luz dentro da casa, fazendo os cômodos parecerem apertados. Já janelas grandes demais não oferecem privacidade aos moradores da casa.

Janelas padronizadas ou personalizadas

É possível comprar diversos modelos de janelas prontas que não necessitam de profissionais para instalá-las em lojas de materiais para construção. Normalmente, elas se encaixam no tamanho padrão para aberturas de janelas. Caso opte por utilizá-las, existem alguns custos que precisam ser levados em conta. Esse tipo de janela, por exemplo, muitas vezes necessita que sejam feitas adaptações demoradas e caras no drywall ou na parede. Instaladores profissionais costumam medir as janelas já existentes ou a abertura que será utilizada, para fazer janelas sob medida. O custo inicial nesse caso é mais alto, mas as janelas irão servir perfeitamente, sem espaços sendo assim energeticamente eficientes.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível