Mais
×

Tamanho recomendado de desempenadeira para assentar cerâmica

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Ladrilhos à base de cerâmica ou argila têm uma grande variedade de tamanhos, de mosaicos pequenos até ladrilhos de 60 cm em alguns casos. Como cada tamanho de ladrilho exige uma espessura diferente de argamassa diferente, você deve escolher a desempenadeira adequada ao tamanho da cerâmica que será instalada.

As desempenadeiras espalham a argamassa, produzindo a profundidade correta para o ladrilho (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Ladrilhos de cerâmica em mosaico

Embora você irá alisar a argamassa do ladrilho em mosaico antes de assentá-lo, ainda é necessário alinhá-lo na profundidade correta. Para os mosaicos de 1 cm a 5 cm, use uma desempenadeira dentada que meça 5 mm x 4 mm. Também é possível assentar ladrilhos de 5 cm usando uma desempenadeira dentada de 8 mm x 5 mm. Se necessário, pode-se usar uma desempenadeira de 18 mm² com ladrilhos de 5 cm, mas evite esse tamanho para mosaicos menores.

Ladrilho para parede

Normalmente as cerâmicas para parede têm tamanhos de 10 cm, 7,5 cm x 15 cm, 15 cm, 10 cm x 20 cm e ocasionalmente 20 centímetros. Para a maior parte das cerâmicas para parede, uma desempenadeira dentada de 8mm é adequada. Também é possível usar uma de 8 mm x 5 mm para assentar ladrilhos de 10 cm, mas não assente ladrilhos desse tamanho com uma maior. Assente ladrilhos para parede de 10 cm x 20 cm e de 20 cm com uma desempenadeira dentada de 8 mm x 10 mm ou uma de 12 mm². Também é adequado usar uma de 8 mm x 10 mm para assentar ladrilhos de 15 centímetros.

Ladrilhos pequenos para piso

Os pisos de cerâmica estão disponíveis em tamanhos de 10 cm, 15 cm e 20 centímetros. Os ladrilhos para piso normalmente são mais espessos que os ladrilhos de parede correspondentes e precisam de uma desempenadeira um pouco maior para assentar a argamassa. Use uma desempenadeira com o tamanho mínimo de 8 mm x 10 mm. Também é possível usar uma de 12 mm para ladrilhos de 20 centímetros. As desempenadeiras em U que têm 8 mm x 7mm são adequadas para todos os tamanhos de ladrilhos para piso de cerâmica até 20 cm². Será necessário usar uma desempenadeira maior para ladrilhos com formato retangular que excedam esses tamanhos.

Ladrilhos maiores para piso

Os ladrilhos de piso de cerâmica e alguns ladrilhos para parede também são disponíveis em tamanhos de 15 cm x 30 cm, 30 cm, 30 cm x 60 cm e 40 centímetros. Esses ladrilhos mais espessos exigem uma argamassa mais profunda para assentar a cerâmica e evitar que os cantos soltem. Use uma desempenadeira dentada de 8 mm x 10 mm para pisos de cerâmica até 30 centímetros. Para ladrilhos acima de 30 cm, use uma desempenadeira dentada de 12 mm, de 8 mm x 12 mm ou de 18 mm x 15 milímetros. Quanto mais espesso for o ladrilho, maior a desempenadeira. Os ladrilhos mais espessos que 10 mm exigirão desempenadeiras maiores.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article