O tamanho do pé está relacionado à altura?

Escrito por eri luxton | Traduzido por wladimir d. uszacki
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O tamanho do pé está relacionado à altura?
O tamanho da marca da sola de um sapato pode indicar a altura aproximada de uma pessoa -- algo muito útil para a perícia forense (Nicholas Bumgardner/Sxc.hu)

O tamanho do sapato normalmente é proporcional à altura. Em geral, as pessoas mais baixas têm pés menores, e as mais altas os pés maiores. Estas medidas nem sempre são exatas, mas, estatisticamente, a altura pode ser prevista de acordo com o tamanho do sapato e vice-versa, proporcionando uma série de dados úteis para cientistas forenses e fabricantes e vendedores de roupas.

Outras pessoas estão lendo

Antropometria e correlações para o tamanho do sapato

O comprimento de um pé humano do calcanhar ao dedão do pé é o mesmo que o comprimento do braço, a partir do cotovelo, até o pulso. A ciência que estuda relações de dimensionamento do corpo humano é chamado de antropometria. Atualmente, os pesquisadores usam medidas antropométricas para uma variedade de propósitos, incluindo confecção e design, investigação e ciência forense, bem como para estudar a história das migrações das populações humanas. A correlação entre a altura e o tamanho do sapato é uma medida antropométrica bem conhecida com uma longa história de uso.

Considerações

O tamanho do sapato baseia-se em várias características, incluindo o comprimento, largura e altura do pé e, às vezes, o arco. Diferentes países utilizam diferentes sistemas de medição, mas não é difícil para a maioria converter as medidas de qualquer país.

Todas as características usadas na determinação do tamanho do sapato estão estatisticamente ligadas à altura, em maior ou menor grau, em homens e mulheres. Tamanho do pé e altura também são relacionados nas crianças.

Diferenças entre homens e mulheres

O comprimento do pé está mais intimamente ligado à altura nos homens do que nas mulheres. Nelas, de acordo com um estudo de 2008 pela Faculdade de Medicina de Kasturba, a largura do pé pode ser mais relevante para a capacidade de estimar a altura. No entanto, segundo K. Krishan, da Universidade de Punjab, todas as medições dizem respeito à altura de alguma forma, tornando o tamanho do sapato um indicador prático de altura para homens e mulheres. A idade também pode afetar a relação do tamanho do sapato à altura.

Significado

Os cientistas forenses utilizam a relação de altura e tamanho do pé como forma de determinar as informações a respeito dos mortos quando todo o corpo não está presente. Especificamente, eles medem o comprimento e a largura dos pés. Existem várias fórmulas para o uso dessas medições. No entanto, o tamanho do calçado refere-se à altura da mesma forma, pois o tamanho dos sapatos são baseados em todas as medições do pé.

Aplicações práticas e e para negócios

Gerentes de varejo, especialmente em moda masculina, podem usar a relação do tamanho do calçado e altura para prever as necessidades de estoque de seus clientes: por exemplo, uma loja que vende roupas e pretende expandir para sapatos, ou que vende sapatos e deseja expandir para roupas e casacos , pode usar dados de clientes para determinar quais os tamanhos necessários para estoque. Esses dados são relevantes para fabricantes de moda masculina pelas mesmas razões.

A medição dos pés e antebraços também podem ser usadas ​​para encontrar o tamanho correto de bicicleta para uma pessoa, de acordo com o especialista em ciclismo Dave Moulton.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível