×
Loading ...

Como usar um tambor para ensinar música aos alunos da Educação Infantil

Atualizado em 21 julho, 2017

Música é uma mistura de ritmos e tons. Você pode ensinar os alunos da Educação Infantil a criarem suas próprias músicas com um tambor. As crianças são bateristas naturais. O tambor é um instrumento muito simples que pode ser tocado por qualquer pessoas porque é fácil de criar ritmos e tons diferentes usando somente as mãos. As crianças precisam somente de um entendimento básico sobre o que estão tentando produzir e, depois, com um pouco de prática, elas vão fazer música.

Instruções

É fácil para as crianças aprenderem música através de tambores (Jupiterimages, Creatas Images/Creatas/Getty Images)

    Instruções

  1. Explique às crianças o que é um tambor e como ele funciona. Isso ajuda a torna-las interessadas em tocá-lo. É muito mais fácil ensinar um instrumento quando você quer. Ao explicar como funciona um tambor, você pode mencionar a importância da forma de "concha" e a tensão da sua "parede".

    Loading...
  2. Explique às crianças que você pode fazer música com o tambor, criando diferentes ritmos e tons. Explique que ritmo é o quão rápido ou lento você toca o instrumento, e o tom é o quão alto ou suave você toca-o.

  3. Toque o tambor com a mão a cada quatro segundos. Diga para as crianças que isso é um ritmo lento. Depois de 10 a 12 batidas, use a mão direita para bater a cada segundo e diga que isso é um ritmo rápido.

  4. Bata o tambor suavemente com a mão a cada segundo. Depois de 10 a 20 segundos, comece a bater forte a cada quatro batidas. Diga para as crianças que isso é um exemplo de mudança de tom.

  5. Repita as etapas 3 e 4 com os alunos. Tente deixar todos nos mesmos ritmos e tons. Isso vai ajudar a aprenderem a diferenciar ritmos e tons, o que vai ajuda-los a entender música em geral.

Loading...

Dicas

  • Pratique um pouco com a mão antes, para ter confiança nas batidas. Isso vai ajudar os alunos.
  • Depois de ver que os alunos entenderam os diferentes ritmos e tons, recompense-os, deixando-os fazerem o máximo de barulho que quiserem com os tambores.

O que você precisa

  • Tambores

Referências

Loading ...
Loading ...