O que é um tambor de impressora a laser?

Escrito por jacob andrew | Traduzido por josé fabián
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que é um tambor de impressora a laser?
A tecnologia do tambor é muito semelhante à usada por fotocopiadoras (ImpaKPro/iStock/Getty Images)

As impressoras a laser criam a imagem em um papel em branco usando um "tambor". A tecnologia é muito semelhante à usada por fotocopiadoras. Tanto as impressoras a laser como as copiadoras usam tambores revestidos especialmente para criar uma imagem e transferi-la para uma folha de papel.

Outras pessoas estão lendo

Tambor

O tambor de uma impressora a laser é o seu componente central. É o dispositivo que recebe a imagem do laser e a transfere para o papel para produzir a cópia final. As fotocopiadoras também contêm tambores que trabalham da mesma maneira. A diferença entre impressoras a laser e fotocopiadoras é a maneira como a imagem é transcrita para o tambor.

Revestimento

A imagem a imprimir deve primeiro ser inscrita no tambor para poder ser transferida para o papel e o revestimento do tambor o torna receptivo à luz. A maioria dos tambores de impressora a laser é revestida com selênio. Este é um elemento não metálico com propriedades fotovoltaicas e fotocondutivas que o tornam ideal para esse fim.

Como funciona

O tambor recebe uma carga eletrostática elevada em primeiro lugar. Quando a luz criada pelo laser o toca, a carga é removida. Dessa forma, os tambores das impressoras a laser funcionam em um princípio negativo: as áreas sem carga são as que irão atrair o toner e fornecer a imagem impressa. O toner adere ao tambor e é transferido para o papel, que passa muito perto. O papel também recebe uma carga eletrostática, permitindo que o toner seja transferido na posição exata da imagem final. Finalmente, uma lâmina de limpeza remove qualquer excesso de toner da superfície do tambor, preparando-o para receber a imagem seguinte.

Tamanho

Em impressoras mais novas e menores, a circunferência do cilindro é menor do que o comprimento do papel. Por causa disso, o tambor tem de fazer várias rotações para copiar toda a página, e portanto, a criação da imagem, a transferência e a limpeza são feitas simultaneamente e continuamente até que a página inteira seja impressa. Em impressoras a laser maiores e mais rápidas, a circunferência do papel pode atingir ou exceder o comprimento do papel. Esses tambores ou correias maiores podem levar a imagem da página inteira ou mesmo imagens de várias páginas com uma rotação, o que aumenta sua velocidade.

Substituindo o tambor da impressora

O tambor da impressora a laser é o componente que dita em grande parte a qualidade da impressão. Se o tambor estiver riscado ou amassado, a imagem é afetada. Danos no tambor podem provocar marcas indesejáveis sobre a página impressa ou partes apagadas. Além disso, os tambores têm uma certa vida útil, que é geralmente especificada pelo número de páginas que podem imprimir antes de precisar de uma substituição. Muitas impressoras pequenas de baixo custo combinam o cilindro e o toner em uma única peça, e portanto, ambos são substituídos simultaneamente. Unidades maiores têm o tambor e o cartucho de toner separados.

Custo dos tambores

O custo de substituir o tambor da impressora a laser pode custar, em média, um pouco mais de R$ 200, dependendo da impressora. Você descobrirá que os tambores de reposição das impressoras pequenas competem com o preço inicial de compra, porque o tambor é o coração do processo de impressão. Ao substituir um, tenha cuidado para não expô-lo à luz por longos períodos de tempo ou causar danos à superfície.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível