×
Loading ...

Por que o tambor da secadora não gira?

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Se a secadora de repente para de girar, o primeiro instinto pode ser o de chamar um técnico. No entanto, muitos cobram por visita, independentemente se podem reparar ou não. Uma secadora que não gira mais o tambor é um problema comum nesse tipo de equipamento, podendo ser causado por várias coisas. Antes de chamar um especialista para fazer um orçamento dos reparos, pode-se diagnosticar a gravidade do problema para determinar se deve consertar ou trocar por uma nova.

Aprenda a verificar qual o possível problema para a secadora ter parado de funcionar (Ryan McVay/Photodisc/Getty Images)

Plug da porta

O plug da porta é um dispositivo de segurança que impede que a secadora ligue quando a porta está aberta. Ele é uma pequena aba localizada na dobradiça da porta. Quando ela está fechada, o plug é pressionado e a secadora funciona. Quando a porta é aberta, o dispositivo a impede de funcionar. Para testá-lo, localize uma aba na dobradiça entre a secadora e a porta, e então pressione-a. Em seguida, tente ligar a secadora. Se não funcionar, o plug terá de ser substituído.

Loading...

Problemas na correia

Se o motor ainda funciona, mas o tambor de giro da secadora não gira por conta própria, então pode ter um problema com a correia de transmissão. Ela é uma grande peça redonda de borracha que está ligada à turbina do motor e o tambor. À medida que o motor gira, a correia gira o tambor. Pode-se rapidamente diagnosticar este problema tentando rodar o tambor manualmente. Se girar, pode ser que a correia esteja quebrada.

Roda da polia

A roda da polia é o ponto de contato entre a turbina do motor e a correia. Já que a polia é posta ao mesmo tempo que a correia, eles são muitas vezes substituídos ao mesmo tempo. No entanto, é possível ter uma correia que ainda esteja boa e uma polia já desgastada. Para determinar se a roda está desgastada, retire a tampa da máquina de lavar e retire o tambor. Inspecione a roda da polia procurando sinais de desgaste. Se parecer estar bem desagastada, a correia pode estar girando na roda sem causar nenhum efeito, sendo o motivo para o tambor não rodar.

Motor

Quando o motor de uma secadora não funciona, então detectar que o problema é ele é simples. Mas às vezes um motor ainda pode funcionar a ponto de fazer barulho, mas ainda não gerar energia suficiente para girar o tambor. Para descartar um motor defeituoso, abra a tampa da secadora e teste a máquina com um multímetro. Desligue a alimentação e ponha o multímetro em todos os fios condutores do motor e no fio terra. Se falhar nesses testes, terá de ser substituído.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...