Conhecimento

O que é a placa de mica do micro-ondas?

Escrito por denise nyland | Traduzido por bruno queiroz
O que é a placa de mica do micro-ondas?

Um buraco na placa de mica pode causar um incêndio na câmara de cozimento do forno

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Os fornos de micro-ondas são simples aparelhos eletrônicos para cozinhar. A câmara de cozimento possui um furo para a passagem das micro-ondas, geradas por um tubo a vácuo específico. A placa de mica é um filtro seletivo, que cobre o orifício da câmara de cozimento. Ela permite que as micro-ondas alcancem a comida, ao mesmo tempo em que impede que as partículas de alimentos e a umidade entrem nos componentes eletrônicos do forno.

Outras pessoas estão lendo

Componentes básicos de um micro-ondas

Os micro-ondas têm quatro partes básicas. O revestimento do forno, incluindo a câmara de cozimento, fornece a estrutura do aparelho. O magnetron, um tubo a vácuo especializado, e o transformador de alta tensão são posicionados entre a câmara de cozimento e o revestimento externo do forno. O quarto componente é o painel de controle, o que pode ser um simples ajustador manual ou um dispositivo multifuncional eletrônico que permite ao operador ajustar a potência de aquecimento.

Como os micro-ondas aquecem os alimentos

Fornos de micro-ondas aquecem e cozinham alimentos bombardeando a comida com um tipo de radiação eletromagnética chamada de micro-ondas. Eles, ao contrário dos aparelhos de cozinha convencionais, não têm componentes para aquecimento. As micro-ondas são emitidas por um tubo a vácuo específico chamado magnetron, que vibra as moléculas do alimento produzindo o calor que é gerado pelo próprio alimento.

Placa de mica

A placa ou escudo de mica pode ser localizada abrindo o forno e olhando para o interior da câmara. Ela se encontra no mesmo lado da parede da câmara onde fica o painel de controle. Ela se parece com uma fina folha de plástico ou de papelão, geralmente ligada à câmara através de parafusos. A placa, feita de um mineral chamado mica, evita que as partículas de umidade e de alimento sejam depositadas sobre os sensíveis componentes eletrônicos alojados entre a câmara de cozimento e a parte externa do forno.

Falhas da placa de mica

Com o tempo, as placas de mica podem ficar sujas. Se as partículas de alimento se depositarem sobre a blindagem superaquecida, a placa pode realmente entrar em combustão. Um arco elétrico, um tipo de descarga de eletricidade estática, também pode fazer um buraco nessa proteção. Esse buraco pode servir de depósito das partículas de alimento e, entrando em contato com o magnetron ou com o transformador, pode vir a causar falhas no forno. Se a placa de mica estiver quebrada ou queimada, placas de reposição baratas podem ser encontradas junto ao fabricante.

Não deixe de ver

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media