Mais
×

Uma tampa de panela está grudada na minha bancada de granito

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Uma tampa de panela presa à bancada da cozinha é um problema incomum, mas que pode ser resolvido com algumas soluções simples. Obviamente, o objetivo é remover a tampa de modo que a superfície do balcão continue utilizável. Existem três tipos de soluções e uma delas deve corrigir a situação, dependendo somente do motivo da aderência da tampa à superfície lisa.

Os puxadores das tampas de panelas podem ser removidos desenroscando-os manualmente (Photos.com/PhotoObjects.net/Getty Images)

Bancada

Uma bancada de granito bem-feita, altamente polida é lisa e plana. Tal como o vidro, essa bancada polida tem poucas irregularidades estruturais, se tiver alguma. Uma ventosa pressionada em uma bancada lisa facilmente se adere.

Tampa de panela

As tampas de panelas costumam ser feitas de vidro ou metal. Algumas tampas de alumínio e vidro são formadas num processo de moldagem. Já as de aço inoxidável geralmente são moldadas a partir de uma chapa metálica que foi torneada, esticada, cortada e polida em uma máquina semelhante a um torno mecânico. A tampa de panela perfeitamente moldada é uniforme e plana na parte inferior. Ambas as tampas de vidro e metal podem ter alças rosqueáveis que podem ir ao forno.

Adesão

A adesão entre a borda inferior da tampa da panela e o topo do balcão faz com que a tampa fique presa. A menos que a tampa ou balcão sejam revestidos com cola ou outra substância adesiva, a causa mais provável para esse problema é a pressão negativa (sucção). Essa pressão ocorre quando uma tampa côncava, lisa e quente é colocada sobre outra superfície lisa e plana. O ar quente, preso entre a tampa e o balcão, condensa enquanto esfria. Uma vez que o ar frio ocupa menos espaço do que a mesma quantidade de ar quente, forma-se um vácuo entre a tampa da panela e o topo do balcão.

Soluções

Para quebrar o vácuo entre a tampa de panela e a superfície do balcão, deve-se introduzir ar no espaço entre eles. Isso pode ser feito através da aplicação de força para remover a tampa da bancada. Se este método não for bem-sucedido, tente remover a alça da tampa. O ar que entra na parte superior dela irá quebrar o vácuo e libertá-la do balcão. Se a alça não puder ser removida por cima, deslize a ponta de uma faca afiada e fina entre a bancada e a borda inferior da tampa da panela para quebrar o vácuo.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article