Tampões de chaminé para problemas com vento

Escrito por nancy williams | Traduzido por ana clara bernardo
Tampões de chaminé para problemas com vento
Um fogo acolhedor é maravilhoso em dias frios de inverno (fireplace image by Horticulture from Fotolia.com)

Você está relaxando em frente à lareira ou perto do fogão à lenha quando grandes nuvens de fumaça começam a sair. Se isso acontece apenas em dias de vento, o problema é chamado "soprando de volta". Enquanto fornos à lenha e lareiras aquecem dias frios do inverno, elas exigem manutenção regular, a fim de funcionar corretamente. A solução para o esse problema é tão simples quanto a instalação de uma chaminé.

Causa do sopro de volta

O retorno da fumaça geralmente é devido ao vento que se desviou em árvores mais altas ou edifícios, colinas próximas ou montanhas e dirigiu-se a sua chaminé. Esta corrente descendente induzida pelo vento fará com que a fumaça sopre para fora de sua lareira ou fogão à lenha. Pode se tornar difícil acender o fogo e pode até mesmo apagá-lo. Há tampões de chaminé cientificamente projetados para lidar com este problema.

Como uma chaminé funciona

A chaminé cria uma abertura em sua casa e deve ter uma tampa. Se a sua chaminé leva a um fogão à lenha ou lareira, isso afeta diretamente o desempenho. Ela mantém de fora chuva e neve e, quando devidamente instalada, vai parar o vento de soprar indevidamente em sua casa, criando fumaça e correntes de ar frio. Se o problema da corrente for grave, consulte um especialista. Ele pode instalar um tampão especial defletor de correntes. Algumas tampas têm um sistema de chicanas com grandes bandas de metal que curvam-se sobre o topo da chaminé para redirecionar o vento. A tampa pode aumentar a corrente ascendente da chaminé, melhorando o desempenho do fogão à lenha ou lareira.

Tampões de chaminé para problemas com vento
Chaminés podem ser construídas com tampões de tijolo ou pedra (chimney image by Tedy from Fotolia.com)

Construção da tampa

Tampões são feitos de diferentes tipos de metal, mas os construídos de cobre e aço inoxidável são mais duráveis. Eles têm muitas vezes uma malha de tela incorporada para não deixar entrar esquilos, pássaros, ratos e roedores. Chaminés de alvenaria podem ter tampas de tijolo, pedra ou concreto levantadas acima do topo em pedra ou tijolo. Chaminés embutidas de fábrica normalmente têm uma tampa incorporada ao seu design.

Tampões de chaminé para problemas com vento
Tampões da chaminé mais velhos deterioram-se e podem precisar ser substituídos (chimney image by hazel proudlove from Fotolia.com)

Benefícios

Além de prevenir problemas com correntes de ar indevidas, tampões de chaminé aumentam a eficiência da sua lareira ou fogão à lenha. Eles não deixam entrar as aves, pequenos animais e evitam bloqueio por causa de detritos ou ninhos. Ao manter fora chuva e neve, eles evitam o acúmulo de umidade nos tubos.

Tampões de chaminé para problemas com vento
Este tipo de chaminé não vai desviar o vento (chimney image by Charles Jacques from Fotolia.com)

Alguns tipos de tampas

Resistente ao vento: como o vento sopra ao redor do tampão, cria-se um vácuo parcial, puxando gases de combustão pela chaminé, evitando correntes descendentes, liberação de fumaça e gases de entrar em sua casa. Um adaptador é necessário para instalá-lo em uma chaminé quadrada ou retangular.

Projeto de Mestre: este tampão tem passagens para lidar com ventos verticais, proporcionando o máximo de corrente de ar, forçando o ar no interior da chaminé a se mover para cima em direção a abertura. Esta é uma chaminé de alta performance cientificamente, para princípios da pressão do vento e velocidade.

FAMCO Direcionamento do Vento: este modelo gira com a direção do vento, criando um vácuo parcial em combustão, fazendo uma corrente de ar que evita o vento de voltar para o forno ou lareira.

Direcionador de Vento: este tampão menor é ideal para lareiras a gás, aquecedores de água e outros aparelhos a gás. Não é adequado para chaminés de fumaça pesada.