Mais
×

Como fazer um tangram triangular de cinco peças

Atualizada February 21, 2017

Quebra-cabeças tangram tradicionais contêm sete peças, ou tans: cinco triângulos retângulos, um quadrado e um paralelogramo. Os triângulos são de três tamanhos diferentes: pequeno, médio e grande. Ao manipular essas peças, você pode formar diferentes formas geométricas, imagens de pessoas, animais e objetos. Utilizando números diferentes de tans, como no triângulo de cinco peças, que acrescenta um desafio extra por você não saber quais peças omitir. Quebra-cabeças como esses podem proporcionar experiências fortemente positivas em seus conhecimentos de geometria.

Instruções

Tangram (Jupiterimages/Creatas/Getty Images)
  1. Remova os dois triângulos grandes de seu conjunto de sete peças do tangram.

  2. Coloque um dos triângulos pequenos de modo a fazer com que a hipotenusa se incline diagonalmente para cima e para a direita. Esta parte forma o canto inferior esquerdo da solução do triângulo.

  3. Posicione o quadrado à direita do primeiro triângulo, com as pontas do triângulo e o quadrado se tocando.

  4. Coloque o outro triângulo pequeno à direita do quadrado, de modo a formar uma imagem de espelho do primeiro triângulo.

  5. Ajuste o paralelogramo para a direita do triângulo pequeno. Agora, você tem a base do triângulo concluída.

  6. Vire o triângulo médio de modo que o ângulo direito aponte para cima. Coloque esse triângulo em cima das outras peças para completar o triângulo de cinco peças do tangram.

bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article