×
Loading ...

Como fazer um tapete plano de tecido enrolado

Atualizado em 23 março, 2017

Um dos métodos mais antigos de fazer tapete é o enrolado plano. Essa arte tem sido usada em todos os grandes continentes, incluindo Ásia, Europa e América. Fazer esses tapetes é uma ótima maneira de reciclar roupa velha e puída em peças decorativas atraentes, com vida nova. Eles são laváveis e fazem ótimos capachos para banheiros ou entradas. São baratos e duram por anos, transformando-se em novas recordações familiares.

Instruções

Tecer trapos de roupas velhas transforma lixo em tapetes resistentes e atraentes (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)
  1. Marque a cada 5 cm ao longo do comprimento do tecido. Faça um pequeno corte em cada uma delas. Rasgue o tecido, criando tiras largas de 5 cm.

    Loading...
  2. Coloque a bobina artesanal em uma superfície plana. Um tampo de mesa é perfeito para isso.

  3. Passe uma ponta da tira de tecido por uma agulha grande de plástico. Cole a ponta do tecido a uma corda, usando a pistola de cola quente. Comece enrolando a tira de tecido em volta da bobina ou do cordão, sobrepondo-as levemente, até que alcancem 15 cm.

  4. Dobre a ponta do cordão enrolado em um circulo apertado, criando o centro do tapete. Continue a enrolar a bobina em volta do circulo por 10 cm, mantendo a bobina bem presa.

  5. Traga a agulha e o tecido para cima, por baixo do cordão espiralado, entre as espirais. Passe a agulha e o tecido para baixo novamente, pela parte de trás da bobina que você acabou de enrolar. Traga a agulha em volta da bobina e para cima e passe novamente para a parte de cima da bobina, passando a agulha e o tecido através de uma seção de tecido previamente enrolada; isto criará um ponto que manterá a bobina presa no lugar.

  6. Continue a enrolar as tiras de tecido na bobina, repetindo o processo de costura a cada 15 cm ao longo da bobina remanescente, até que alcance o final do cordão. Adicione tiras de tecido, se necessário.

  7. Corte o final da bobina em ângulo. Aplique cola ao cordão, para evitar que desfie. Insira a agulha e a tira de tecido do lado de trás, entre a bobina e a linha enrolada. Enrole firmemente em volta da bobina externa, passando pela agulha repetidamente, através da parte de cima do tapete, em volta da bobina do lado de fora, passe para cima novamente entre as fileiras, conectando, pelo menos, 8 cm da ponta cônica na fileira anterior do cordão. Uma bobina de 30 cm resulta em um tapete de, aproximadamente, 70 cm de diâmetro.

  8. Insira a agulha com a tira remanescente horizontalmente nos tecidos enrolados na parte de trás do tapete. Puxe a agulha através dos envoltórios, na parte de trás, e corte o excesso.

Loading...

O que você precisa

  • 14 m de retalhos
  • Bobina artesanal, de 30 cm x 2,5 cm
  • Marcador
  • Fita métrica
  • Tesoura
  • Agulha grande para fios
  • Pistola de cola quente e cola

Referências

Loading ...
Loading ...