Como fazer um tapete com retalhos de lã

Escrito por jessica cook | Traduzido por marina pastore
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como fazer um tapete com retalhos de lã
Guarde as sobras de lã e faça um tapete de retalhos (YARN BASKET image by brelsbil from Fotolia.com)

Se você faz tricô ou crochê, provavelmente tem um monte de retalhos de lã que ficaram sobrando. Alguns metros aqui e ali realmente não são suficientes para fazer um projeto novo inteiro, mas poderá combinar estes restos de lã você para fazer um divertido tapete de retalhos. Esse é um jeito criativo de usar sobras de lã e decorar.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Retalhos de lã
  • Agulha de crochê
  • Agulhas de tricô

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Reúna os materiais. Você pode usar qualquer tipo de retalhos de lã, mas será mais fácil se todos eles tiverem mais ou menos a mesma espessura. Se tiver vários retalhos de lã de espessuras diferentes, organize-os, para fazer um tapete com cada tipo de lã.

    Encontre uma agulha de crochê ou um par de agulhas de tricô adequado ao tamanho recomendado para o tipo de lã que você vai usar. Para lã mais fina, use agulhas menores; para as mais grossas, use maiores. Se estiver planejando fazer o tapete de crochê, é sempre possível tirar a agulha e usá-la para outros projetos. Porém, se for tricotá-lo, as agulhas terão que ficar com o tapete até que ele esteja terminado, então certifique-se de usar agulhas que você pode ficar sem.

  2. 2

    Determine o método de construção. Uma das técnicas mais fáceis para usar retalhos de lã e fazer um tapete é o crochê. O motivo é que fazer crochê em um círculo é uma habilidade simples de aprender e, se fizer seu tapete desta maneira, poderá simplesmente continuar a expandi-lo até que ele atinja o tamanho desejado. Se não souber fazer crochê, pode, ao invés disso, tricotar o tapete de retalhos. Neste caso, será mais fácil fazer um tapete quadrado ou retangular do que um redondo.

  3. 3

    Comece com os retalhos que você tem. Se for fazer seu tapete de crochê, comece com dois pontos correntinha e faça cinco pontos baixos na segunda corrente a partir da agulha. Faça um ponto correntinha e depois dois pontos baixos por dentro de cada ponto em toda a volta, em um total de 10 pontos. Faça um ponto correntinha e depois um ponto baixo dentro do primeiro ponto, seguido por dois no segundo. Repita este padrão em toda a volta, para um total de 15 pontos. À medida em que acrescentar mais retalhos de lã ao tapete, continue a expandir cada volta em cinco pontos.

    Se for tricotar o tapete, será mais fácil começar com uma forma retangular. Monte os pontos na largura desejada para o tapete e use um padrão de pontos tricô (tricote todos os pontos em todas as carreiras). O ponto tricô é uma receita fácil de usar, porque ele é texturizado. Além disso, não precisará se preocupar com o lado em que você está trabalhando quando largar o trabalho e voltar a ele depois, já que ambos os lados do tapete ficarão iguais.

  4. 4

    Acrescente mais retalhos de lã à medida em que você acumulá-los. Para o tapete de crochê, continue a expandir o círculo toda vez que conseguir mais lã. Tente juntar lã suficiente para fazer um círculo completo todas as vezes; assim, será mais fácil contar os pontos e aumentar a volta seguinte.

    Para um tapete de tricô, simplesmente acrescente a nova lã à ponta do último retalho e continue trabalhando no seu padrão de pontos tricô para frente e para trás, em carreiras. Quando seu tapete circular ou retangular atingir o tamanho que você quer, arremate os pontos e exiba o tapete com orgulho. Depois, comece a acumular as sobras para seu próximo projeto de tapete de retalhos.

Dicas & Advertências

  • Você também pode fazer um tapete de retalhos com tecidos e roupas velhas. Corte-os em tiras e amarre-os juntos, depois faça tricô ou crochê com este tecido, para fazer o tapete. Use agulhas grandes para este tipo de projeto.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível