Lazer e cultura

Como fazer um tapete de retalhos em crochê com camisetas

Escrito por barbara c. rich | Traduzido por carolina pires
Como fazer um tapete de retalhos em crochê com camisetas

Você pode fazer um tapete de crochê colorido facilmente com camisetas velhas

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Uma ótima forma de reciclar camisetas velhas é usando-as para fazer tapetes de retalhos, que são belos e úteis. É possível fazê-los em qualquer tamanho e cor de sua escolha e em diversas formas com facilidade. Além disso, você terá a satisfação de saber que evitou encher um aterro com camisetas velhas e está fazendo algo com elas.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Camisetas velhas
  • Tesoura
  • Régua
  • Marcador de tecido
  • Agulha de crochê de 6,5 mm

Lista completaMinimizar

Instruções

    Fazendo a linha com camisetas

  1. 1

    Lave as camisetas e deixe-as secar. Coloque uma delas em uma superfície lisa e alise-a. Corte a parte de cima da camiseta, começando logo abaixo de uma manga e cortando reto até o outro lado. Corte a bainha.

  2. 2

    Dobre a camiseta levantando-a de um lado e levando-o até o outro lado, deixando 2,5 cm no lado oposto livres. Alise a camiseta cuidadosamente e certifique-se de que a margem de 2,5 cm esteja correta. Usando uma régua e o marcador de tecido, marque acréscimos de 1,8 cm por toda a parte dobrada.

  3. 3

    Corte a camiseta em tiras, começando no canto dobrado. Deixe 2,5 cm do lado oposto sem cortar. Desdobre o lado não cortado e use o marcador para fazer uma linha inclinada do canto exterior da primeira tira até o canto interior da segunda. Faça o primeiro corte e continue cortando na linha inclinada até que tenha cortado todas as tiras exceto a primeira. Corte a primeira; isso vai deixá-lo com uma grande linha continua.

  4. 4

    Comece a enrolar a tira em uma bola, esticando-a no processo. Esticar vai fazer com que ela se enrole em si mesma, formando a linha no processo.

    Fazendo os tapetes

  1. 1

    Faça um tapete redondo começando com dois pontos correntes e então fazendo seis pontos baixos no segundo ponto corrente na agulha para a primeira volta. Faça dois baixos em cada ponto para a segunda volta, e para a terceira, dois baixos no primeiro ponto e um baixo no segundo, aumentando a cada ponto alternado. Continue aumentando, adicionando mais um ponto baixo entre dois pontos de aumento em cada volta. (Por exemplo, a volta quatro teria 24 pontos). Quando seu tapete estiver do tamanho desejado, finalize com uma borda de pontos baixíssimos, arremate e esconda qualquer fio solto.

  2. 2

    Faça um tapete oval começando com 16 pontos correntes. Faça três pontos baixos no segundo ponto corrente na agulha e então faça um ponto baixo em cada um dos 13 pontos. Faça três pontos baixos no último ponto. Continue no fundo do ponto corrente de base fazendo um ponto baixo na parte de baixo de cada ponto corrente até que atinja o começo. Junte com um ponto baixíssimo. Faça dois pontos baixos em cada um dos três primeiros pontos, e um ponto baixo até a outra ponta. Faça dois pontos em cada um dos três pontos no fim. Continue fazendo pontos baixos em cada ponto até o fim e junte como antes. Continue fazendo aumentos com espaços iguais e então fins curvados e um ponto baixo nos lados. Quando o tapete atingir o tamanho desejado, finalize com uma borda de pontos baixíssimos, arremate e esconda os fios soltos.

  3. 3

    Faça um tapete retangular começando com 12 pontos correntes. Faça dois pontos baixos no segundo ponto corrente na agulha. Faça um ponto corrente e mais dois pontos baixos no mesmo ponto. Faça pontos baixos nos próximos nove pontos. No último ponto, faça dois baixos, um1 corrente e mais dois baixos. Continue fazendo um ponto baixo no fundo de cada corrente até atingir o começo. Faça mais dois pontos baixos no primeiro ponto, um corrente e junte com um ponto baixíssimo. Vire o trabalho. No espaço do primeiro ponto corrente, faça dois pontos baixos, um corrente e mais dois baixos. Repita em todas as voltas até que o tapete atinja o tamanho desejado. Finalize com uma borda de pontos baixíssimos, arremate e esconda os fios soltos.

Dicas & Advertências

  • Se for fazer um tapete grande, você pode precisar juntar mais tiras de linha. Faça isso amarrando ou costurando as pontas.
  • Você pode precisar parar de vez em quando e puxar o tapete para seu formato, especialmente os redondos e ovais.
  • Não use camisetas que tenham estampas duras na frente, pois elas não vão se curvar bem quando estiver puxando as tiras. Estampas macias funcionam, no entanto.

Não deixe de ver

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media