Mais
×

Como usar o taqueômetro

Atualizado em 21 novembro, 2016

Os instrumentos de topografia mudaram muito desde os remotos dias das trenas, bússolas e teodolitos. Atualmente, os técnicos agrários usam um equipamento chamado de taqueômetro -- também conhecido como estação total -- para encontrar ângulos e distâncias horizontais e verticais. Uma estação total combina um teodolito e um distanciômetro eletrônico para medir as distâncias entre o instrumento e os pontos topográficos, calculando assim as coordenadas espaciais. Embora pareça complicado, com um pouco de prática você poderá configurar e usar seu taqueômetro quando quiser.

Instruções

Tenha uma equipe para usar em seu trabalho (Digital Vision./Photodisc/Getty Images)
  1. Posicione a estação total sobre um ponto no solo, chamado de estação do instrumento, onde deseja trabalhar. Abra as pernas do tripé e posicione a parte superior sobre o ponto, tendo o cuidado de deixá-lo nivelado.

  2. Ajuste as pernas do tripé até ele se encontrar em uma altura confortável. Empurre-as suavemente no solo para ajudar a estabilizar a estação.

  3. Conecte o instrumento ao tripé. Instale o parafuso de fixação do tripé na parte inferior do aparelho.

  4. Centralize o dispositivo sobre o ponto. Olhe através do prumo óptico para encontrar o ponto; você pode querer colocar seu pé próximo a ele. Ajuste o prumo óptico até a mira se alinhar com o ponto.

  5. Nivele o prato ajustando dois dos parafusos de nivelamento, até o nível de bolha estar centrado entre as duas linhas. Vire o instrumento em 90 graus, e centralize o nível de bolha sobre o terceiro parafuso de nivelamento. Continue rodando o aparelho e realizando ajustes até que o nível fique centrado ao longo de uma rotação.

  6. Reavalie a posição do ponto. Se ele estiver fora do centro, reposicione o prumo ótico sobre o ponto e repita os passos de nivelamento.

  7. Afixe o prisma na haste. Tenha um assistente para andar até o segundo ponto e colocar a base da haste, no centro do ponto. Ajuste a altura da haste até que o operador da estação possa ver o prisma. Verifique se o prisma está voltado para o instrumento.

  8. Alinhe o localizador de mira óptica com o prisma. Use os botões de ajuste horizontal e vertical para centralizar a mira no centro do prisma.

  9. Pressione o botão "REC" para gravar os dados.

Dicas

  • Verifique o instrumento várias vezes durante o dia. Nivele o instrumento novamente, se necessário.
  • Transporte o equipamento em caixas à prova de choque.
  • Limpe o aparelho após cada utilização.
  • Proteja a estação total de tempestades de areia, flutuações extremas de temperatura e chuvas.

Aviso

  • A estação total é delicada; não a deixe cair.
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article