×
Loading ...

Como saber se uma tartaruga-do-ouvido-vermelho é macho ou fêmea?

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Comuns nas terras úmidas do sudeste, as tartarugas-do-ouvido-vermelho são frequentemente vistas descansado em lagos e sobre rochas, tomando banho de sol. Assim como as tartarugas-pintadas, esses animais têm marcas brilhantes que incluem o amarelo do peito com pontos negros, uma marca vermelha nos ouvidos e uma cabeça esverdeada, com patas de listras amarelas. Durante o período de desenvolvimento do embrião, o sexo da tartaruga é determinado pela temperatura da incubação. Os ovos que são incubados em temperaturas que variam de 22° a 26° C fertilizam machos, os ovos incubados em temperaturas mais quentes se tornam fêmeas. Você pode determinar o gênero da tartaruga adulta, aquela que já atingiu os três anos de idade ou 10 cm, baseado no tamanho e nas diferenças anatômicas.

Instruções

As tartarugas-do-ouvido-vermelho fêmeas e machos têm diferenças sutis (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)
  1. Examine as garras frontais da tartaruga. Os machos têm garras mais grossas e maiores, que se destacam em relação as garras pequenas das fêmeas.

    Loading...
  2. Vire a tartaruga para conferir a região inferior do casco e examine o rabo. Procure pela cloaca, uma pequena abertura que libera os excrementos e as secreções genitais. A cloaca masculina é localizada próxima ao fim da cauda. A cloaca feminina é mais voltada ao centro do rabo.

  3. Compare o tamanho do macho e da fêmea colocando-os lado a lado. A fêmea pode ser maior em tamanho, com uma cauda menor.

  4. Examine uma tartaruga mais velha. As tartarugas-do-ouvido-vermelho macho desenvolvem uma coloração escura e as listras amarelas escurecem. A parte inferior do casco se torna mais côncava e os focinhos mais compridos. As tartarugas fêmeas mais velhas não desenvolvem essas características.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...