Por que as tartarugas significam espiritualidade?

Escrito por brent t. edwards | Traduzido por bruna leoncio
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Por que as tartarugas significam espiritualidade?
A tartaruga é considerada uma criatura mágica (Turtle image by Sidoroff from Fotolia.com)

A tartaruga ocupa um lugar especial na cultura e na espiritualidade das pessoas desde os primeiros dias da civilização. Povos ancestrais acabaram por notar seu caminhar metódico, sua longa vida (tartarugas podem viver através dos séculos) e o fato de o réptil carregar sua casa nas costas. Da China para a Mesopotâmia até chegar às Américas, as tartarugas têm sido consideradas animais mágicos e sagrados.

Outras pessoas estão lendo

A tartaruga e a longevidade

As tartarugas podem alcançar uma expectativa de vida bastante inspiradora. Algumas espécies chegam a viver de dois a três séculos. Isso, adicionado ao fato de que as tartarugas trocam de pele (e, portanto, renovam-se), transforma esses animais em símbolos de imortalidade.

Como muitas culturas eram fascinadas pelo conceito de desafiar a morte (Gilgamesh na Mesopotâmia, Shi Huangdi na China), as tartarugas começaram a simbolizar essa possibilidade. Elas eram como um avatar da eternidade.

As tartarugas e a vida após a morte

O casco da tartaruga é mais do que uma barreira protetora e seus intrincados padrões não passaram despercebidos pelas primeiras sociedades humanas. Na Polinésia, os povos das ilhas achavam que esses padrões eram gráficos que continham o caminho dos espíritos após a morte. Na cultura de adivinhação chinesa, os cascos eram muito utilizados ​e os místicos faziam conexões entre o padrão da casca e as constelações. Os chineses também achavam que a forma das tartarugas possuíam significado especial: seus cascos são arqueados como o céu enquanto seu corpo é reto como a Terra. Para eles, isso sugeria que essa criatura era residente tanto de um como de outro.

Por que as tartarugas significam espiritualidade?
As tartarugas normalmente têm algum sentido cósmico (tortoises ( turtle) image by Vladimir Melnik from Fotolia.com)

As tartarugas e a fertilidade

Uma tartaruga fêmea produz uma grande quantidade de ovos e isso influencia os humanos a pensarem nela como um símbolo universal de fertilidade. Além disso, apesar de as tartarugas serem répteis e, portanto, precisarem respirar, elas passam muito tempo dentro da água, um dos símbolos de fertilidade mais antigos, pois nutre a vida. O fato de o réptil cascudo emergir do oceano para depositar seus ovos na areia é um tema que aparece em muitas culturas ao redor do mundo.

Sabedoria e paciência

Em virtude de seus movimentos lentos, as tartarugas são consideradas criaturas muito pacientes. Esse conceito é afamado no imaginário popular pelo antigo conto de Esopo: "A tartaruga e a lebre". O herói da história é a tartaruga, cuja determinação contrasta com a pressa e a irreverência da lebre. Assim, antropologicamente, a tartaruga é o oposto da tolice juvenil e da impaciência.

Por que as tartarugas significam espiritualidade?
A lenta, mas determinada tartaruga vence a corrida contra a lebre (tortoise image by Ludwig Pretorius from Fotolia.com)

A tartaruga sendo o próprio mundo

Em muitas sociedades, a tartaruga era frequentemente retratada como sendo o próprio mundo, ou a estrutura que o sustenta.

Na Índia, essa ideia de longevidade foi elevada a níveis cósmicos: imagens religiosas mostravam o mundo sustentado por quatro elefantes que por sua vez estavam de pé sobre uma tartaruga enorme. Isso se compara a uma história chinesa que retrata a tartaruga como sendo um atlas que auxilia o Deus Criador Pangu a sustentar o mundo. Histórias de nativos americanos também contam que a América surgiu da lama depositada na carapaça de uma gigantesca tartaruga marinha.

Por que as tartarugas significam espiritualidade?
Muitas culturas acreditavam que a tartaruga estava no centro do Universo (the turtle goes to minnesota image by jimcox40 from Fotolia.com)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível