Quanto um tatuador ganha em média?

Escrito por michelle renee | Traduzido por jéssica tabuti
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quanto um tatuador ganha em média?
Alguns tatuadores possuem os seus próprios estúdios, aumentando a renda (Thinkstock/Comstock/Getty Images)

Seus lucros médios como um tatuador irão variar dependendo de seu nível de experiência, habilidade, talento, do tipo de acordo estabelecido com o empregador e da opção de possuir o seu próprio estúdio. O salário médio para tatuadores nos EUA em 2011 era equivalente a 72 mil reais anuais.

Outras pessoas estão lendo

Diploma

Por lei, você não precisa ter qualquer tipo de educação formal ou diploma para se tornar um tatuador, e nem mesmo um diploma de ensino médio. A maioria começa com um estágio em um estúdio de tatuagem para ganhar experiência prática. Durante o aprendizado, você vai ajudar os artistas profissionais e, às vezes, fazer tatuagens gratuitas para clientes. Os estágios são cargos tipicamente não-remunerados e, em alguns casos, você pode ser obrigado a pagar o seu professor pela formação e pelo subsídio para trabalhar no estúdio. Você pode chegar a um acordo com a gerência para trabalhar na loja — na faxina ou recepção, por exemplo — como forma de pagamento por seu período de formação.

Salários por hora

Quanto você pode ganhar como um tatuador vai depender, em parte, da taxa de serviço por hora que o empregador cobra dos clientes. Em 2011, a taxa horária padrão para uma tatuagem variava entre o equivalente a 150 e 300 reais, de acordo com o site Tattoo Training Information — valor não-líquido. Geralmente, o lojista tem o direito de reter uma comissão de 60 a 70 por cento do preço da arte e, logo, se você estiver empregado em um estúdio de tatuagem, pode ganhar, em média, 50 a 110 reais por hora.

Salários extraordinários

Certos tatuadores famosos e reconhecidos mundialmente ganham salários exorbitantes por sua arte e valores cerca de três vezes maiores — ou mais — do que os de tatuadores comuns. De acordo com o site Rank My Tattoos, tatuadores de renome mundial, como Paul Booth, Jonathan Shaw, Paul Timman, Anil Gupta e Kat Von D, dos conhecidos reality shows "Miami Ink" e "LA Ink", podem cobrar até 800 reais por hora para tatuar desenhos personalizados.

Salários independentes

A maioria dos tatuadores que trabalham para estúdios são profissionais independentes, emitem o seu próprio imposto de renda e são responsáveis ​​por pagá-lo. Nessa situação, o lojista costuma pagar 30 a 40 por cento do valor de cada tatuagem e fornece todos os materiais necessários para o trabalho, como tinta, agulhas, luvas de látex, toalhas de papel e garrafas de água, assim como propagandas, cartões de visita e a exposição na mídia.

Proprietários

Você pode aumentar significativamente a sua renda como tatuador abrindo o seu próprio estúdio de tatuagem mas, no entanto, deverá assumir uma grande quantidade de responsabilidades fiscais e administrativas adicionais. Os tatuadores que gerem as suas próprias lojas mantêm 100 por cento do preço de todas as suas obras e recolhem de 60 a 70 por cento da renda de cada um dos membros de sua equipe. Por outro lado, se você possuir um estúdio de tatuagem, será obrigado a fornecer todos os materiais de trabalho, pagar aluguel, seguro, serviços públicos, propaganda e outras despesas do negócio. O site Job Monkey estima que donos de lojas de tatuagem ganhem 220 mil reais por ano, segundo dados de 2011.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível