O que fazer quando a tatuagem descasca?

Escrito por izzy barden | Traduzido por luciana ferraz
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que fazer quando a tatuagem descasca?
O cuidado apropriado é vital para manter sua tatuagem bonita e vibrante (Polka Dot Images/Polka Dot/Getty Images)

Durante o processo de cicatrização da tatuagem (o qual pode demorar até duas semanas) a camada de pele sobre a tinta vai começar a descascar. Do mesmo jeito que existem os jeitos certo e errado de cuidar de uma tatuagem recente, também existem os jeitos certo e errado de cuidar da pele descascando. Consulte seu tatuador sobre suas recomendações de marcas específicas de pomadas, loções e sabonetes para usar e ouça suas instruções antes de ir para a casa e começar os cuidados.

Outras pessoas estão lendo

Primeiros dois a três dias

Lave a tatuagem recente com água quente e sabonete antibactericida. Não esfregue a área ao aplicar o sabonete, mas passe-o generosamente sobre a área. Depois de lavada, é melhor deixar que seque naturalmente - se não tiver tempo para isso, use uma toalha limpa e seque com batidinhas. Novamente, não esfregue. Limpe sua tatuagem desta forma ao menos três vezes ao dia e aplique uma camada fina de pomada protetora sobre a área após cada limpeza. A descamação não vai começar por mais alguns dias.

Primeiras duas semanas

Após os primeiros dois a três dias, continue lavando a tatuagem da mesma forma e com a mesma regularidade, mas aplique uma camada de hidratante para mão sem perfume em vez de pomada após cada limpeza. A pomada sufoca a pele e deve apenas ser usada nos dois primeiros dias, pois a pele estará muito sensível e ferida. O oxigênio é essencial para o processo de cicatrização, por isso, é necessário que você mude para o hidratante para mãos sem perfume o mais rápido possível. A loção perfumada contém álcool e vai apenas ressecar mais a tatuagem, causando sua descoloração.

Como lidar com a descamação

É importante lembrar que a tatuagem está logo abaixo da pele e não sobre ela. Por causa disso, a pele acima vai começar a descascar após os primeiros quatro a cinco dias. Quando isso acontecer, simplesmente continue cuidando dela como se não estivesse descamando. Limpe-a, aplique a loção apropriada diversas vezes ao dia e resista à tentação de ajudar a descascar ou coçar a área. Se o corpo não se livrar sozinho dessa camada de pele, a aparência da tinta sob ela pode sofrer muito. Isso pode até levar à perda de tinta, cicatrização desigual ou desbotamento.

Cuidados com a tatuagem cicatrizada

Quando a descamação da tatuagem estiver completa e uma nova camada de pele estiver formada, então, a tatuagem estará cicatrizada. Isso pode demorar até duas semanas. Neste ponto, você pode parar de lavar e aplicar a loção diversas vezes ao dia, mas se quiser continuar, com um certo limite, não vai fazer mal. O maior perigo para uma tatuagem cicatrizada é o sol. Sempre que expuser sua tatuagem ao sol por muito tempo, certifique-se de aplicar bloqueador solar (não bronzeador) sobre a área. O bronzeador vai bronzear a pele sobre a tatuagem e fazê-la parecer desbotada.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível